Homepage
- Este foi o verão mais quente apenas por uma 'pequena margem'.
-
-
Por cá, este foi um verão inconsistente em termos meteorológicos. No entanto, em termos gerais na Europa o verão de 2021 será relembrado no futuro.
Na passada terça-feira, o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas (C3S) da União Europeia revelou que o verão de 2021 foi o mais quente dos últimos 20 anos no Velho Continente. Segundo os dados divulgados, a temperatura registada esteve 1ºC acima da média entre 1991 e 2020.
“A temperatura média de junho a agosto para a Europa em 2021 estava perto de 1°C acima da média de 1991-2020, tornando-o o verão mais quente”, lê-se no documento apresentado.
Este foi o verão mais quente apenas por uma "pequena margem”, segundo a análise dos dados que mostram que, nas últimas duas décadas, os verões mais quentes de 2010 e de 2018 foram cerca de 0,1°C mais frios do que o presente.
A temperatura do ar na superfície de agosto esteve também entre as mais altas dos últimos 20 anos, juntamente com a verificada em agosto de 2017: Esteve “0,3°C mais quente do que a média de 1991-2020”.
Apesar deste verão estar próximo à média de 1991-2020, o C3S recorda que as diferentes regiões da Europa registaram condições muito contrastantes, com “temperaturas máximas recordes em países mediterrâneos”, “temperaturas mais altas do que a média no leste”, mas também “temperaturas abaixo da média no norte”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
