Homepage

  • Ericeira WSR+10 promove curso sobre surfing e sustentabilidade
    27 setembro 2021
    arrow
    arrow
  • Trata-se de uma formação presencial desenhada propositadamente para o momento mais alto deste evento de cariz europeu.
  • Durante o main event do projeto Ericeira WSR+10, que irá decorrer entre os dias 11 e 17 de outubro, as comitivas europeias que virão à Ericeira celebrar o 10º aniversário da única Reserva Mundial de Surf (RMS) europeia não se vão limitar a passear, deslizar nas ondas e entoar os 'parabéns a vocês' a esta joia portuguesa.

    Ao longo da estadia, os participantes no programa promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) e seus parceiros irão também receber, em formato presencial, uma formação desenhada propositadamente para o momento mais alto deste evento de cariz europeu.

    Sob o título 'Do Surfing à Sustentabilidade', este curso apresenta uma mão cheia de módulos:

    1- Surfing & World Surfing Reserve (focado particularmente na Reserva Mundial de Surf da Ericeira);
    2- Sustainability’s Environmental Pillar;
    3- Sustainability’s Social Pillar;
    4- Sustainability’s Economy Pillar;
    5- Making a difference within local surfing communities.

    Estes conteúdos vão desenvolver-se em diversas sub-unidades com variados conteúdos formativos que irão permitir aos participantes desenvolverem competências nas temáticas ministradas.

    O curso foca-se especialmente nas relações existentes entre o surfing e as comunidades sustentáveis, enquanto estilo de vida que deve ser vivido e experienciado com uma relação direta com valores e práticas sustentáveis – o que pode transformar os surfistas e as organizações ligadas ao surfing em ativistas cruciais para melhorar os ecossistemas e as respetivas comunidades.

    As expectáveis competências de saída para os participantes nesta formação dividem-se em cinco resultados principais: reconhecer a missão e o papel de uma Reserva Mundial de Surf e o potencial do surfing para contribuir para o desenvolvimento sustentável; interpretar o surfing como uma ferramenta para a proteção ambiental; interpretar o surfing como uma ferramenta para promover um significativo impacto nas comunidades; interpretar o surfing como uma ferramenta para desenvolver uma economia circular, verde e azul; e ainda definir uma visão clara sobre a necessidade da sustentabilidade nas comunidades surfistas.

    O curso não se esgota, contudo, na semana do main event do EWSR+10. Após o fecho deste projeto, que está previsto acontecer entre o final do presente ano e o arranque de 2022, o framework da formação (ou seja, a respetiva base curricular) será transformado num curso online de carácter gratuito a disponibilizar na plataforma de e-learning da Qantara Sports (Development Partner deste projeto e responsável pela supervisão académica e pedagógica deste mesmo curso), bem como no site oficial do projeto.

    Este curso online será também acompanhado por um manual didático de apoio que está neste momento em elaboração e para o qual o respetivo framework serve de referência curricular.

    De acordo com Bruno Avelar Rosa, representante da Qantara Sports, o "curso exigirá uma dedicação de 25 horas e está desenhado de acordo com os preceitos do modelo pedagógico de desenvolvimento de competências, sendo levado a cabo junto dos participantes numa lógica de criação de uma comunidade de prática em redor da relação
    entre o surfing e a sustentabilidade".

    O Ericeira Surf Clube pretende que o framework desta formação – que se encontra em inglês por ter sido realizado, em primeira análise, para aplicar junto das comitivas estrangeiras participantes no evento –, sirva também como base de futuras formações certificadas a realizar em Portugal e não só.

    Recorde-se que o projeto Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.

    Todas as informações relevantes sobre esta iniciativa podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respetivas redes sociais.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Ericeira Surf Clube
  • Reserva Mundial de Surf
  • ericeira
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Ericeira WSR+10
  • Sustentabilidade
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 31
Surf adaptado mantém bem vivo sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles'2028
fevereiro 01
Índia vai estrear-se no Mundial ISA e já sonha com Paris’2024
janeiro 31
Comunicado da FPS sobre o projeto 'Gestão do Espaço Costeiro'
janeiro 31
Luke Shepardson, o vencedor improvável do Eddie Aikau que passou a ter um dia no Havai com o seu nome
janeiro 31
Ondas da Praia da Vigia consagraram campeões do Circuito Sealand Santa Cruz 2022
janeiro 30
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prorrogada até ao final de 2023
janeiro 30
Conhecido calendário dos circuitos regionais de bodyboard para 2023