Homepage

  • 1º Save The Waves Film Fest Azores Tour vai juntar filmes de surf, workshops e literacia oceânica
    14 setembro 2021
    arrow
    arrow
  • Com este evento, a Save The Waves Coalition espera partilhar entusiasmo e inspiração em torno da conservação do surf.
  • É já na próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, que arranca em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, o 1° Save The Waves Film Fest Azores Tour.

    Este é um evento internacional, promovido pela organização sem fins lucrativos Save The Waves Coalition, que até ao dia 1 de outubro irá percorrer cinco ilhas do arquipélago dos Açores (São Miguel, Terceira, Pico, Faial e São Jorge). Período no qual irá reunir documentários de surf nalgumas das melhores salas do território insular, juntamente com workshops e ações de literacia oceânica.

    Como parte deste evento, a Save The Waves espera partilhar entusiasmo e inspiração em torno da conservação do surf, através dos seus filmes de surf, workshops e atividades de literacia oceânica.

    No âmbito deste festival, a equipa científica da Save The Waves realizou um Índice de Conservação do Surf para os Açores, para avaliar as áreas mais necessitadas de proteção em termos de qualidade do surf, pressão e resposta humana, envolvendo indicadores sociais e ecológicos chave.

    Os workshops a realizar irão apresentar publicamente os resultados do Índice de Conservação do Surf e receber feedback por parte das diferentes comunidades ligadas ao surf. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada. Os interessados em participar nestes workshops devem inscrever-se previamente AQUI.

    Já as atividades de literacia oceânica contam com duas entidades-chave, na conceção, design e planeamento das sessões para os mais jovens. São elas a CoLAB+ Atlantic, com o programa 'Maçarico', e os Parques Naturais, da secretaria do ambiente do Governo dos Açores, com o programa 'Vigilantes da Natureza Júnior'. Os participantes nas sessões serão os alunos das escolas, com idade compreendida entre os 8 e os 14 anos.

    A coordenação destas sessões está a cabo de Caroline Schio, oceanógrafa e coordenadora do programa 'Maçarico' do CoLAB+Atlantic. "É uma honra para o CoLAB+Atlantic participar como um parceiro deste evento de surf voltado para a conservação do oceano, onde a literacia do oceano é considerada pela Save The Waves Coalition como um dos pilares para promover a consciencialização e o envolvimento das comunidades como agentes locais de conservação. O CoLAB+Atlantic tem muita satisfação de poder contribuir com este propósito e espera fomentar, através de suas atividades educativas, o surgimento de novos guardiões dos oceanos", afirmou Caroline. 

    O objetivo destas sessões é promover o conhecimento destas camadas mais jovens no que toca a ações para a preservação do oceano, de forma transversal e holística. A metodologia a adotar vai permitir experiências científicas, com jogos educativos e atividades de monitorização costeira.

    A integração da literacia dos oceanos no festival visa contribuir para o maior conhecimento do público, aumentar a consciência sobre a conservação e utilização sustentável dos nossos recursos costeiros, bem como desenvolver diferentes estratégias para transformar o conhecimento dos oceanos em ações concretas.

    As crianças que estiverem interessadas em participar, poderão enviar um e-mail para: macarico@colabatlantic.com

    Recorde-se que a Save The Waves Coalition (STW) tem como missão proteger os ecossistemas de surf em todo o globo. O objetivo é a proteção de 1000 ondas em todo o mundo até 2030. Um dos programas mais conhecidos do público português é a designação das Reservas Mundiais de Surf pela Save The Waves, um título adquirido em Portugal na Ericeira há já 10 anos.

    Este programa foi cofundado por João de Macedo. O experiente surfista de ondas grandes vai estar no Tour juntamente com a equipa técnica do STW a apresentar publicamente o novo programa 'SPAN – Surf Protected Area Network'. Este representa uma nova abordagem para a conservação marinha e costeira, que combina a proteção legal dos ecossistemas com o desenvolvimento sustentável da comunidade

     

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Açores
  • Filmes
  • Festival
  • Surf
  • Save The Waves
  • Save The Waves Film Fest Azores Tour
  • Literacia Oceânica
  • Workshop
  • João de Macedo
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar