Homepage

  • Semana começa com temperaturas (ainda mais) elevadas
    23 agosto 2021
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Para quarta-feira já está prevista a entrada de alguns chuviscos no interior e céu nublado em praticamente todo o país.
  • Preparem-se, pois a última semana de Agosto, que agora começa, vai trazer ainda mais calor! Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os termómetros vão subir nos primeiros dias da semana e os alertas de calor vão permanecer, pelo menos, até terça-feira, e dando sequência ao calor que já vem desde domingo.

    É no interior do país que mais se vai sentir esta vaga de calor, com vários concelhos a poderem chegar esta segunda-feira aos 40 graus, de Castelo Branco ao Alentejo. Um cenário que poderá agudizar a situação em relação aos incêndios, deixando 80 concelhos de vários distrito em alerta vermelho.

    Mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam, esta segunda-feira, um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA. O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio. O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira. 

    Por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12 horas desta segunda-feira e as 20 horas de terça-feira. Também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12 horas desta segunda-feira até às 20 horas de terça-feira.

    O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Douro, que poderá persistir. Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior. A previsão aponta também para vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, e por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

    Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste a sul do Rio Douro, pequena subida da temperatura mínima na região Norte e interior Centro e Sul e pequena subida da máxima nas regiões Norte e Centro, mais significativa no litoral.

    Destaque para uma grande amplitude entre as temperaturas mínimas do distrito do Porto, por exemplo, que vão ser de 15 graus Celsius, menos 10 graus que as mínimas em Castelo Branco. Em termos de máximas as temperaturas vão oscilar entre os 26 graus também do Porto e os 40 de Castelo Branco, podendo os termómetros subir ainda mais em algumas localidades específicas.

    As máximas no interior descem ligeiramente na terça-feira, embora o calor deva aumentar na região Centro, com Santarém a atingir os 37 graus de máximas, a par de Braga. Para quarta-feira já está prevista a entrada de alguns chuviscos no interior e céu nublado em praticamente todo o país.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • temperaturas
  • IPMA
  • Previsão do tempo
  • calor
  • Incêndio
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 20
Tomás Lacerda é o primeiro campeão nacional de SUP Downwind
outubro 21
Tomás Lacerda e um 2021 avassalador: cinco títulos nacionais de SUP conquistados
outubro 21
Ribeira d'Ilhas a postos para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18 de 2021
outubro 21
Frontón King: Joel Rodrigues segue para a ronda 4 da categoria Júnior
outubro 21
New Traveler, a nova step-up da Rusty Surfboards já está no mercado português
outubro 21
Onde podemos ver o Gran Canaria Frontón King de 2021?
outubro 20
Sete raias mantidas em cativeiro foram devolvidas ao mar das Berlengas