Homepage

  • SurfingViana D´Agonia aposta na competição de formação e na inclusão
    24 agosto 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Surfing Viana
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O XXII Luso Galaico é o campeonato que se segue.
  • O I SurfingViana D´Agonia colocou em competição 51 atletas de formação entre 20 e 22 de agosto na praia da Arda, em Afife, Viana do Castelo, em seis categorias: Sub 14, Sub 16, Sub 18, Sub 16 Feminino, 18 Feminino e Para Surfing.

    Marta Paço e Sacha Garcia, atletas do Surf Clube de Viana (SCV), foram os grandes vencedores nas categorias de Para Surfing e de Sub 18 respetivamente. Também Kekoa Hummel, da AON, subiu ao lugar mais alto do pódio em Sub 14 e em Sub 16, Maria Silva, da A.M.E, destacou-se em Sub 16 Feminino e Ana Lima, do Clube de Surf do Porto, em Sub 18 Feminino.

    Num fim de semana em que praticamente não houve ondas nas praias portuguesas, a Arda voltou a registar boas condições para o surf.

    Segundo João Zamith, presidente do SCV, esta prova teste que pretendia potenciar sobretudo o surf na região Norte, além de enquadrar-se na grande aposta do clube para esta época – potenciar a competição na formação como resposta à drástica redução de eventos competitivos em Portugal devido à pandemia – teve um balanço muito positivo.

    “Tivemos seis categorias, incluindo Para Surfing e duas femininas, e conseguimos envolver vários clubes da Região Norte. Sendo que alguns deles têm vindo a mostrar disponibilidade para se juntarem a nós nesta estratégia de desenvolvermos mais eventos a Norte para dinamizar a formação desportiva” explica.

    Este campeonato teve como novidade a transição para o digital, através de um software que, ao permitir o seu seguimento on-line, incluindo dos resultados, possibilitou a abolição do papel e mais um passo rumo à sustentabilidade.

    Teresa Abraços foi uma das primeiras mulheres a fazer surf em Portugal e que, além de ter sido campeã nacional, representou durante vários anos a seleção nacional. Em 1998, deixou de competir e está ligada ao surf adaptado desde 2012. Atualmente é voluntária e vice-presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado (SURFAddict), associação sem fins lucrativos, destinada a proporcionar a prática do surf a qualquer pessoa com deficiência motora, visual ou cognitiva, e marcou presença neste evento.

    Para Teresa Abraços que tem duas paixões, o Surf Adaptado e o surf feminino, “este campeonato foi um excelente exemplo a seguir de inclusão, tanto das pessoas com deficiência como de género. Também fiquei impressionada com o ambiente saudável de competição, onde reinou o desportivismo.”

    Ao nível do Surf Adaptado, considera que, desde 2012, nota-se uma grande evolução em Portugal. Cada vez que realizamos uma atividade numa praia, conseguimos, além de tirar as pessoas de casa e proporcionar-lhes benefícios inerentes à prática de atividade física, desmistificar a questão da deficiência e isso representa uma excelente forma de inclusão social. Também acabamos por chamar a atenção para a importância das acessibilidades, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida”, conta.

    O XXII Luso Galaico é o campeonato que se segue. Realiza-se já a 28 e 29 de agosto. Colocando em competição na praia da Arda as categorias de Surf Open, Surf Feminino, Bodyboard Open, BB Feminino, Longboard Open e Para Surfing.

    Este clássico ibérico, cujas inscrições encerram já na próxima quarta-feira, vai contar com a participação da Seleção Galega de Bobyboard, bem como de dois atletas galegos com deficiência visual, que conjuntamente vão estagiar no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.

    O Campeonato Nacional Surf Esperanças encerra o Viana Surf City Festival 2021, a 4 e 5 de setembro, com as categorias Sub 16F e Sub 18F.

    RESULTADOS I SURFINGVIANA D´AGONIA:

    Para Surfing

    1 Marta Paço – SCV
    2 Hugo Madruga – SCV
    3 Tomás Freitas – SCV
    4 Lucas Borges – SCV

    Sub 14

    1 Kekoa Hummel − AON
    2 Maximillen Giran − Associação Sealand Santa Cruz
    3 Diogo Tavares − A.M.E
    4 Lucien Mahassel − AON

    Sub 16
    1 Kekoa Hummel − AON
    2 Tomás Bugallo − A.M.E
    3 José Calçada
    4 Diogo Rodrigues − SCV

    Sub 16 Feminino

    1 Maria Silva − A.M.E
    2 Teresa Pereira − CSP
    3 Sofia Gil − SCV
    4 Joana Barbedo

     Sub 18

    1 Sacha Garcia − SCV
    2 João Crespo − ESC
    3 Luís Gomes − ORNI
    4 Duarte Dias − Clube de Surf do Porto

     Sub 18 Feminino

    1 Ana Lima – Clube de Surf do Porto
    2 Raquel Vale − SCV
    3 Marta Pedrosa − ASA
    4 Ana Carolina Marques

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • viana do castelo
  • SurfingViana D'Agonia
  • Fotografia
    Surfing Viana
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Faleceu Tom Morey, o Pai do Bodyboard
outubro 15
Recolhidos 10 kg de lixo marinho na Praia do Samouco (Galeria Fotos)
outubro 15
Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário
outubro 15
'EDP Surf for Tomorrow' - A viagem às Maldivas
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro