Homepage
- A avaliação das consequências do acidente pode levar até duas semanas.
-
-
Um derrame de petróleo ocorrido perto do porto russo de Novorossisk, em pleno Mar Negro, afetou uma área de cerca de 80 quilómetros quadrados, anunciou esta quarta-feira, dia 11 de agosto, o Instituto de Estudos Espaciais da Academia de Ciências da Rússia.
“O derrame é muito maior do que o que foi anteriormente declarado, a superfície contaminada alcança cerca de 80 quilómetros quadrados, segundo dados de satélite”, refere um comunicado da instituição, citado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.
Anteriormente, fontes locais tinham afirmado que a área contaminada pelo derrame ocorrido a 7 de agosto não ultrapassava os 200 metros quadrados. O acidente deu-se quando o navio-cisterna grego 'Minerva Symphony' abastecia-se de petróleo numa instalação móvel do Consórcio de Oleodutos do Cáspio, em Novorossisk.
As imagens de satélite analisadas pelos especialistas russos correspondem ao dia 8 de agosto, porque não foram divulgados dados mais recentes. De acordo com ecologistas, a avaliação das consequências do acidente pode levar até duas semanas.
Vladimir Chuprov, chefe do departamento energético da Greenpeace Rússia, sublinhou a dificuldade da avaliação da magnitude do derrame numa superfície marítima e advertiu de que, em caso de más condições climatéricas, a mancha pode alastrar ainda mais, afetando tanto o mar, como a atmosfera.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
