Homepage
- Nos últimos anos, à exceção de 2020, a surfista que vence este campeonato tem conquistado o título nacional de surf.
-
-
É já entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro que a icónica Praia da Costa Nova, localizada no concelho de Ílhavo, irá receber a 17ª edição da Miss Costa Nova Cup, evento especial exclusivamente feminino e que pontua para o ranking nacional, sendo realizado à margem da Liga MEO Surf, a competição que atribui os títulos máximos do surf nacional.
À semelhança do que sucedeu em 2020, apenas a prova de surf feminina integrará o programa do emblemático evento, que em outras edições também recebeu uma etapa a contar para o Campeonato da Europa de Bodyboard feminino, bem como o Mundial de Slackline.
No que diz respeito ao surf, esta visita à Costa Nova assume um papel muito importante para as contas do título, numa altura em que restam apenas duas etapas para o fecho da época de 2021.
Volvidas quatro etapas da Liga MEO Surf, a jovem Francisca Veselko é a atual líder do ranking nacional feminino, ela que continua à procura da primeira vitória em etapas a contar para o ranking Open. Kika, que enverga a licra amarela, é secundada por Carolina Mendes, que chega a Ílhavo com a motivação em alta depois do histórico triunfo no QS de Pantín, na Galiza. Ainda com aspirações neste campanha temos igualmente a regressada Carina Duarte e a jovem Mafalda Lopes.
Em comunicado oficial, a organização do evento revela ainda que conta ter a presença em Ílhavo das duas atletas que recentemente representaram Portugal na prova olímpica de surf de Tóquio'2020, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. Curiosamente, Yolanda foi a vencedora das últimas duas edições deste campeonato. Campeonato esse que entre 2013 e 2019 foi sempre conquistado pela surfista que viria a sagrar-se campeã nacional Open, o que revela bem a importância desta etapa extra para as pretendentes ao título.
Para além da competição, o campeonato mais feminino do surf nacional terá ainda no seu programa "experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e "aulas de surf para os veraneantes que escolhem a Praia da Costa Nova para passar férias".
Haverá ainda espaço para uma das missões do evento que desde 2005 é organizado pela Associação de Surf de Aveiro, isto é, a realização de "diversas ações de sensibilização ambiental junto dos banhistas".
Espera-se por isso muita animação durante três dias, sendo que no que toca à competição os dois primeiros dias estão reservados para os trials da prova feminina, como já é hábito.
Programa:
30 de agosto
- Campeonato Surf Feminino de Qualificação para o Campeonato Nacional de Surf Feminino;
- Experiência de Surf a uma Instituição de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo;
- Aulas de Surf gratuitas à população;
- Ações de sensibilização ambiental;
- Ações de distribuição de merchandising.
31 de agosto
- Campeonato Nacional de Surf Feminino (fases de qualificação);
- Aulas de Surf gratuitas à população;
- Ações de sensibilização ambiental;
- Ações de distribuição de merchandising.1 de setembro
- Campeonato Nacional de Surf Feminino (quartos-de-final, meias-finais e grande final);
- Experiência de Surf a uma Instituição de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo;
- Aulas de Surf gratuitas à população;
- Ações de sensibilização ambiental;
- Ações de distribuição de merchandising;
- Cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Nacional de Surf Feminino.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAndré Neto/Miss Costa Nova Cup
-
FonteRedação
