Homepage
- Não tem havido levante, o que implica que não chegue à costa algarvia a água mais quente que é proveniente do sul de Espanha.
-
-
Neste verão de 2021, o segundo que estamos a viver debaixo de contexto pandémico, não é só a temperatura do ar que tem estado mais baixa do que é habitual para esta época do ano, ainda que para os próximos dias esteja prevista uma notória subida dos termómetros.
Também a temperatura da água do mar tem estado mais fria do que era suposto, nomeadamente na costa algarvia, onde nesta altura muitos portugueses rumam para aí passar férias. No sul de Portugal Continental, a água tem estado a uma temperatura que pouco tem superado os 20ºC.
E ao ler este texto, pergunta o leitor: porque razão isso acontece? De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Cristina Simões, tal situação tem vindo a suceder devido ao efeito do vento e das correntes de oeste.
Não tem havido levante, o que implica que não chegue à costa algarvia a água mais quente que é proveniente do sul de Espanha. Ao invés "no Algarve, durante o mês de julho e agora em agosto, o vento está a soprar de oeste e noroeste, assim como a ondulação que provém do quadrante oeste, o que faz com que a temperatura da água do mar não suba", explicou a especialista do IPMA ao site do 'Público'.
E assim deverá permanecer no futuro. Para os próximos dias espera-se que a temperatura da água do mar atinja apenas os "21 ou 22ºC". Com o avançar do verão a tendência é para que a temperatura da água do mar vá "melhorando", mas não está previsto que a "água do mar na costa do Algarve seja tão quente como a que estamos habituados nesta altura do ano", rematou Cristina Simões.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
