Homepage
- Eliminações de Stephanie Gilmore e Tatiana Weston-Webb foram a grande surpresa da ronda.
-
-
Teresa Bonvalot foi esta madrugada de segunda-feira eliminada da prova feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. A surfista portuguesa perdeu o duelo com a brasileira Silvana Lima no heat 6 dos oitavos-de-final e acabou por terminar no 9.º posto final, ficando às portas de um diploma olímpico. Algo que a compatriota Yolanda Hopkins tinha conseguido ao início do dia, depois de surpreender a número dois mundial Johanne Defay.
O heat de Teresa foi para a água na pior altura do dia em termos de ondas, numa fase em que a ação da chega do tufão ao Japão já se fazia sentir, uma vez que o vento a mais de 30 km/hora agitou bastante o lineup. Um cenário que acabou por prejudicar mais o surf de Teresa do que da rival.
A experiente surfista brasileira rapidamente saiu na frente da disputa, embora sem grandes diferenças no marcador. Até porque a portuguesa conseguiu mostrar o seu surf e com apenas uma manobra muito bem executada somar uma onda de 4,33 pontos. Só que até final Teresa Bonvalot não encontrou mais ondas com potencial para brilhar e foi vendo Silvana disparar na liderança da bateria.
O duelo acabou com a antiga vice-campeã mundial a somar 12,17 pontos, contra apenas 7,50 de Teresa. Um resultado que deixou Teresa Bonvalot às portas do diploma olímpico e que acabou (para já) com o sonho das medalhas olímpicas para a surfista de Cascais. Já Silvana carimbou encontro com a campeã mundial Carissa Moore nos quartos-de-final.
Com Moore a conseguir uma passagem algo sofrida até à próxima fase, depois de vencer o duelo com a veterana Sofia Mulanovich, o destaque do dia até acabou por ser a performance dominante da compatriota Caroline Marks, com 15,33 pontos. Em termos de surpresas, depois da eliminação de Stephanie Gilmore logo no heat inaugural, destaque ainda para o triunfo da japonesa Amuro Tsuzuki frente à brasileira Tatiana Weston-Webb.
A próxima madrugada deverá marcar o regresso da prova feminina à água, com a presença nas meias-finais em disputa e com Portugal bem representado por Yolanda Hopkins. Com as medalhas cada vez mais perto, as emoções prometem ser fortes quando tudo regressar à água.
Quartos-de-final femininos
H1: Bianca Buitendag (AFS) x Yolanda Hopkins (PRT)
H2: Brisa Hennessy (CRC) x Caroline Marks (EUA)
H3: Carissa Moore (EUA) x Silvana Lima (BRA)
H4: Amuro Tsuzuki (JAP) x Sally Fitzgibbons (AUS) -
-
FotografiaISA
-
FonteRedação
