Homepage

  • Semana começou nublada e até com chuviscos, mas a temperatura ainda vai ultrapassar os 30ºC
    06 julho 2021
    arrow
    arrow
  • O tempo vai aquecer, mas ao contrário do que tem circulado, não está prevista a chegada de uma onda de calor a Portugal Continental.
  • É verdade que já estamos em pleno verão no hemisfério norte, mas por cá os últimos dias em nada nos fazem lembrar de que esta é a estação mais quente do ano.

    Em parte do território de Portugal Continental, nomeadamente nas regiões Norte e Centro, os últimos dias têm sido nublados, com temperaturas mais baixas do que o habitual e até com alguns chuviscos em determinados momentos. A exceção tem sido o Algarve, onde o sol tem brilhado ainda que a temperatura não tenha vindo a ultrapassar os 30ºC.

    Porém, para aqueles que já suspiram por dias bem quentes e secos a previsão meteorológica parece ser bem animadora para o que resta da semana, particularmente no interior do continente e em particular o Alentejo. Em declarações à agência noticiosa Lusa, a meteorologista Patrícia Marques explicou que as temperaturas vão subir bastante, mas não está prevista uma onda de calor, uma vez que na segunda-feira as temperaturas baixam.

    "A partir de amanhã [quarta-feira] as temperaturas começam a subir de forma gradual. De acordo com o que nós temos nos nossos modelos, as temperaturas vão chegar perto dos 40 graus na região do Alentejo, que é uma situação normal para esta época do ano. Amanhã [quarta-feira] sobem dois graus, na quinta-feira podem subir seis, especialmente nas zonas do interior. Pontualmente, poderá haver sítios no interior do Alentejo que passem dos 40ºC, mas nas capitais de distrito espera-se que Évora e Beja cheguem aos 40 e 39ºC, respetivamente", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    No caso de Lisboa, espera-se que os termómetros venham a atingir os 34ºC no sábado, enquanto no Porto a máxima não deverá ir além dos 26ºC no mesmo dia. Quanto a Faro, a previsão para que a temperatura ultrapasse os 30ªC já a partir desta quarta-feira, situação que deverá prolongar-se até ao final da semana. No domingo, a temperatura máxima poderá atingir os 35ºC.

    De acordo com Patrícia Marques, a temperatura elevada mantém-se até domingo e depois desce. "São valores normais para a época do ano. Ao fim ao cabo estamos no verão. No entanto, esta será a primeira situação de tempo quente. Até agora os meses de junho e julho têm estado relativamente amenos e abaixo do normal para a época", indicou.

    Apesar do tempo quente, a meteorologista do IPMA diz que não está prevista uma onda de calor. "Não se pode chamar de onda de calor. Meteorologicamente falando, são precisos mais de cinco dias com temperaturas acima da média. Nós vamos ter quatro dias e se calhar o Alentejo nem chega a estar acima da média", explicou.

    Uma onda de calor, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), "ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência".

    Segundo Patrícia Marques, o tempo quente esperado para a Península Ibérica não é extraordinário para a época do ano.

    "Têm circulado informações sobre a previsão de uma onda de calor. Na verdade, estão a usar o modelo americano. Nós [em Portugal] não usamos esse modelo que é indicativo de uma situação que poderá vir a acontecer, mas não é totalmente real para as nossas latitudes e não bate tão certo como o modelo que utilizamos, que é o modelo centro europeu. Portanto, a temperatura vai subir, mas não vai subir é tanto, pelo menos com a informação que temos até agora", disse.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Verão
  • ipma
  • Portugal
  • calor
  • Portugal Continental
  • julho
  • Surf
  • Época Balnear
  • sol
  • Temperatura
  • Temperaturas altas
  • meteorologia
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 20
Sete raias mantidas em cativeiro foram devolvidas ao mar das Berlengas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 20
Joel Rodrigues apurado diretamente para a ronda 3 do Frontón King no Open
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 20
Tomás Lacerda é o primeiro campeão nacional de SUP Downwind
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey