Homepage

  • Projeto vai desenvolver soluções para restaurar habitats ao longo da costa noroeste portuguesa
    07 julho 2021
    arrow
    arrow
  • O projeto, que decorre nos próximos dois anos, prevê o desenvolvimento e aplicação de estratégias de descarbonização do oceano e das águas do noroeste de Portugal.
  • Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) vão desenvolver soluções para reduzir as pressões antropogénicas sobre os ecossistemas aquáticos e marinhos, e restaurar os habitats degradados ao longo da costa noroeste de Portugal.

    Em declarações à agência noticiosa Lusa, Ana Paula Mucha, investigadora daquele centro da Universidade do Porto, revelou esta quarta-feira que o projeto OCEAN3R pretende "contribuir para a redução do impacto antropogénico, através do desenvolvimento de estratégias para a recuperação dos ecossistemas. Queremos que o conhecimento possa ser posto ao serviço da missão", disse a investigadora e coordenadora do projeto.

    O projeto, financiado pelo programa Norte 2020, vai ao encontro da 'Missão Starfish 2030: Restaurar os nossos Oceanos e Águas', lançada pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte Europa.

    Abraçando os três objetivos temáticos da missão - poluição zero, regeneração de ecossistemas aquáticos e descarbonização dos oceanos e águas interiores -, o projeto vai juntar 18 equipas de investigação do CIIMAR.

    Relativamente à temática da poluição zero, o projeto vai dar resposta às principais fontes de poluição da costa noroeste portuguesa, como as descargas de poluentes de origem terrestre e de atividades marítimas e o lixo marinho encontrado à superfície e no fundo do mar.

    Quanto à regeneração dos habitats, o projeto vai usar "abordagens inovadoras" para avaliar as espécies aquáticas (tendo por base a genética e genómica), as condições e dinâmicas dos habitats aquáticos, bem como desenvolver "soluções" para a regeneração dos mesmos.

    O projeto, que decorre nos próximos dois anos, prevê o desenvolvimento e aplicação de estratégias de descarbonização do oceano e das águas do noroeste de Portugal que incluem, por exemplo, a promoção de dietas à base de peixe para reduzir a pegada de carbono das populações e novas tecnologias para a produção de energia verde.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Habitat Natural
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Portugal
  • Estudo
  • Investigação
  • Biodiversidade marinha
  • projecto
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 23
Está a chegar o Boogie Chicks'22 e com recorde mundial na mira
maio 23
Santa Cruz Kids 2022 fechou o Circuito Regional de Surf do Centro
maio 23
Ação de limpeza recolhe mais de 330 quilos de lixo na Praia da Vieira
maio 23
Cientistas de universidades portuguesas descobrem cinco novas espécies de animais marinhos
maio 23
Estudo diz que os golfinhos esfregam-se nos corais para cuidar da pele
maio 23
Circuito Nacional de SUP Race 2022 a caminho de Peniche
maio 23
Teresa Padrela segue para a ronda 3 em Antofagasta