Homepage

  • Projeto vai desenvolver soluções para restaurar habitats ao longo da costa noroeste portuguesa
    07 julho 2021
    arrow
    arrow
  • O projeto, que decorre nos próximos dois anos, prevê o desenvolvimento e aplicação de estratégias de descarbonização do oceano e das águas do noroeste de Portugal.
  • Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) vão desenvolver soluções para reduzir as pressões antropogénicas sobre os ecossistemas aquáticos e marinhos, e restaurar os habitats degradados ao longo da costa noroeste de Portugal.

    Em declarações à agência noticiosa Lusa, Ana Paula Mucha, investigadora daquele centro da Universidade do Porto, revelou esta quarta-feira que o projeto OCEAN3R pretende "contribuir para a redução do impacto antropogénico, através do desenvolvimento de estratégias para a recuperação dos ecossistemas. Queremos que o conhecimento possa ser posto ao serviço da missão", disse a investigadora e coordenadora do projeto.

    O projeto, financiado pelo programa Norte 2020, vai ao encontro da 'Missão Starfish 2030: Restaurar os nossos Oceanos e Águas', lançada pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte Europa.

    Abraçando os três objetivos temáticos da missão - poluição zero, regeneração de ecossistemas aquáticos e descarbonização dos oceanos e águas interiores -, o projeto vai juntar 18 equipas de investigação do CIIMAR.

    Relativamente à temática da poluição zero, o projeto vai dar resposta às principais fontes de poluição da costa noroeste portuguesa, como as descargas de poluentes de origem terrestre e de atividades marítimas e o lixo marinho encontrado à superfície e no fundo do mar.

    Quanto à regeneração dos habitats, o projeto vai usar "abordagens inovadoras" para avaliar as espécies aquáticas (tendo por base a genética e genómica), as condições e dinâmicas dos habitats aquáticos, bem como desenvolver "soluções" para a regeneração dos mesmos.

    O projeto, que decorre nos próximos dois anos, prevê o desenvolvimento e aplicação de estratégias de descarbonização do oceano e das águas do noroeste de Portugal que incluem, por exemplo, a promoção de dietas à base de peixe para reduzir a pegada de carbono das populações e novas tecnologias para a produção de energia verde.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Habitat Natural
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Portugal
  • Estudo
  • Investigação
  • Biodiversidade marinha
  • projecto
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 02
Primeiro fim de semana de dezembro vai ser frio, cinzento e chuvoso
dezembro 02
Grupos central e oriental dos Açores com aviso amarelo devido ao mau tempo e mar agitado
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu para o Mundial ISA 2022
dezembro 02
Ericeira Surf Clube participa em projeto que promove a sustentabilidade ambiental e não só
novembro 30
Chuva não fica para o feriado: sol vai brilhar
novembro 29
Governo australiano é contra a inclusão da Grande Barreira de Coral na lista de Património Mundial em perigo
novembro 29
38 anos depois, acordou o maior vulcão ativo do mundo