Homepage

  • Projeto Ericeira WSR+10 discutiu o Turismo de Surf em nova conferência
    30 julho 2021
    arrow
    arrow
  • Foi anunciado que serão realizadas mais três conferências extra em relação ao previsto originalmente.
  • O Parque de Santa Marta, na Ericeira, recebeu na passada quarta-feira, dia 28 de julho, a terceira conferência do projeto Ericeira WSR+10, desenvolvido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para celebrar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), nesta que é uma iniciativa que também conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra.

    O tema desta Digital Talk foi o Turismo do Surf (Surfing Tourism) e dividiu-se em dois momentos: um painel de apresentações e, depois, uma mesa redonda com perguntas e respostas.

    A conferência, iniciada pelas 14h30 e terminada pouco antes das 19h00, foi apresentada pelo Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube, Miguel Toscano, subindo depois ao púlpito Célia Batalha Fernandes, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra.

    A responsável pelas áreas da Diplomacia Económica, Desporto, Mar e Turismo abriu a sessão de trabalhos destacando a importância do turismo de surf para o concelho e aproveitou a ocasião para falar sobre o processo de certificação de Mafra como destino sustentável, cujo plano de ação foi apresentado na manhã que antecedeu esta Digital Talk, também no Parque de Santa Marta.

    A descompressão da zona costeira e uma melhor distribuição dos turistas pelo interior do município foram apontadas como ações prioritárias, considerando-se também necessário manter a identidade da Ericeira, com as suas características e tradições genuínas.

    Pelo painel inaugural passaram Filipa Cardoso (Diretora de Comunicação e Marketing Digital do Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (Investigador do Núcleo de Investigação em Surfing e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria), Frederico Teixeira (Event Manager da Ocean Events e da World Surf League em Portugal) e José Maia, fundador da GMT Hospitality e responsável pela organização desta conferência.

    Filipa Cardoso demonstrou como o Turismo de Portugal tem recorrido ao surf para promover o nosso país e o respetivo território e potencialidade turísticas, apontando três ideias para o futuro: especialização, economia do produto e sustentabilidade.

    Por seu turno, João Paulo Jorge falou sobre turismo costeiro, planeamento e sustentabilidade, destacando as ameaças representadas pelas alterações climáticas à linha costeira e o licenciamento das escolas de surfing, que recentemente passou para a esfera do município de Mafra.

    Após Frederico Teixeira ter realizado uma retrospetiva sobre os eventos de surf em Portugal, desenvolvendo o projeto Portuguese Waves, José Maia protagonizou uma apresentação mais virada para o futuro, comparando o fenómeno do turismo do surf com o das estâncias de ski e apresentando o modelo dos ciclos de ascensão e decadência ou reinvenção dos destinos turísticos, aplicando-o ao caso da Ericeira, atualmente considerado em fase de desenvolvimento como destino turístico de surf.

    Depois de um surf break, seguiu-se a mesa redonda, moderada pelo jornalista e comentador de surf Miguel Pedreira, em que aos protagonistas do painel inaugural se juntaram Margarida Antunes (Vila Galé Ericeira) Alexandre Grilo (Lapoint) e Francisco Ourique, da 2ii, respondendo a perguntas sobre o futuro do turismo de surf na Ericeira e outras temáticas paralelas.

    O encerramento da sessão coube a Miguel Toscano, que trouxe novidades sobre o projeto EWSR+10, resumindo também esta Digital Talk através duma mão cheia de ideias-base para o futuro: aposta na valorização e na diferenciação do produto ou serviço, potenciando as vantagens competitivas e competências distintivas do território; a comunicação do surf deve ser cada vez mais lateral e emocional, de forma a reforçar os seus valores; apostar na organização de uma fileira de turismo capacitada para acolher bem os turistas e para estruturar experiências alinhadas com as suas necessidades e expectativas; acompanhar as mudanças no perfil do consumidor do surfing, cada vez mais exigente em termos de qualidade de serviço; e a necessidade da fileira do turismo apostar na sensibilização e educação do consumidor, de forma a desenvolver uma consciência ambiental, fazendo de cada turista um embaixador de sustentabilidade – uma vez que só faz sentido falar de turismo sustentável quando tivermos um negócio em equilíbrio com a natureza.

    No que toca a novidades, o Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas da entidade promotora do EWSR+10 anunciou um trio de conferências extra em relação ao previsto originalmente, que serão dedicadas ao Digital, à Inovação e à Educação e Inclusão.

    O dirigente desportivo terminou a sua intervenção referindo o inquérito em curso no âmbito do EWSR+10 (que visa recolher dados para o estudo de impacto sobre os 10 anos da Reserva Mundial de Surf da Ericeira), cujo prazo de resposta foi alargado até ao dia 31 de agosto, e realizando agradecimentos aos restantes Guardiões da Reserva e aos parceiros estratégicos do EWSR+10.

    Após esta conferência, estão previstas mais duas no âmbito do EWSR+10: 'A RMSE & o Desporto e a Atividade Física', a 23 de setembro; e finalmente 'A RMSE & a Sustentabilidade', no dia 8 de novembro.

    Todas as informações relevantes sobre o projeto Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, quer no site oficial do evento ou nas respetivas redes sociais.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • Ericeira Surf Clube
  • ericeira
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Reserva Mundial de Surf
  • Ericeira WSR+10
  • projecto
  • Turismo de Surf
  • Turismo
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 19
Nacional de Bodyboard: Pierre-Louis Costes e Filipa Broeiro triunfam no Cabedelo
setembro 19
Pierre-Louis Costes e Joana Schenker em evidência no arranque no Cabedelo
setembro 18
Kika e Afonso vencem em Supertubos de qualidade!
setembro 17
Está ON o dia final do Bom Petisco Peniche Pro!
setembro 17
Formação 'Surf & Rescue' a caminho da Figueira da Foz
setembro 17
Voluntários vão limpar a Praia do Cabedelo este sábado
setembro 17
Pure Piraña, a hard seltzer que refresca o verão