Homepage

  • O Turismo de Surf vai a debate em nova Digital Talk do projeto Ericeira WSR+10
    24 julho 2021
    arrow
    arrow
  • O debate terá lugar no Parque de Santa Marta.
  • É já na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, que irá decorrer a terceira conferência, de um ciclo de cinco, do projeto Ericeira WSR+10, desenvolvido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para celebrar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE).

    O Turismo do Surf (Surfing Tourism) é o título desta Digital Talk da iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra. O debate terá lugar no Parque de Santa Marta, na Ericeira, a partir das 14h00, hora de Portugal Continental. 

    A questão que estará no centro das atenções será 'Como pode o Turismo de Surf servir o território e a comunidade dum destino sustentável? Aplicação ao caso da Reserva Mundial de Surf da Ericeira'.

    A iniciativa, dividida em dois momentos, será realizada num formato misto – entre o presencial e o digital, com transmissão na página oficial do Ericeira Surf Clube na rede social Facebook - devido ao actual contexto pandémico e contará com diversos especialistas.

    Na primeira parte desta sessão, que durará cerca de duas horas, irão intervir Célia Batalha Fernandes (Vereadora da Câmara Municipal de Mafra nas áreas da Diplomacia Económica, Desporto, Mar e Turismo), Filipa Cardoso (Directora de Comunicação e Marketing Digital do Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (Investigador do Núcleo de Investigação em Surfing e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria), Frederico Teixeira (Event Manager da Ocean Events e da World Surf League em Portugal) e José Maia (Consultor da GMT Hospitality).

    Seguir-se-á um período de perguntas e respostas, após o qual um surf-break separará a primeira parte desta conferência (com um carácter mais expositivo) da etapa complementar, que se desenrolará em formato de mesa redonda.

    O objectivo deste segundo período será reflectir e debater o futuro do turismo de surf na Ericeira, procurando responder a três questões bastante pertinentes:

    'Quem? O perfil do turista de surf na Ericeira: O actual, o esperado e o desejado'; 'Porquê? Qual a motivação do turista e que vantagem competitiva a Ericeira oferece?'; e ainda 'O quê? Que recursos e serviços devem construir a experiência do turista de surf na Ericeira?'

    Esta segunda parte da conferência contará com as participações de Margarida Antunes (Vila Galé Ericeira), Alexandre Grilo (Lapoint Travel), Francisco Ourique (2ii), Filipa Cardoso (Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (ESTM-IPL), Frederico Teixeira (Ocean Events/ WSL) e José Maia (GMT Hospitality), sendo moderada por Miguel Pedreira, jornalista da Fuel TV.

    De acordo com José Maia, responsável pela organização desta conferência, o "momento que se vive no turismo internacional é de progressiva retoma. Na justa medida em que a imunização dos mercados emissores e receptores avança e as restrições à mobilidade vão sendo levantadas, o travel intent tem-se manifestado. Mas o regresso à normalidade é antes a construção de uma nova normalidade. O trabalho remoto criou hábitos e ofereceu aos millennials e à geração Z um estilo de vida com que já ambicionavam - o de trabalhar sem comprometer onde se quer estar. Acresce que a pandemia de Covid-19 não constituirá uma excepção aos padrões de consumo de viagens e turismo pós-epidémicos deste século, em que a procura privilegiou destinos e experiências no meio natural, adoptando actividade física e hábitos mais saudáveis. Por fim, o turismo in-market será o primeiro a retomar, favorecendo deslocações curtas, sem necessidade de controlo fronteiriço, evitando escalas e longas horas de viagem em cabines cheias. Estes três factores por si já criam uma oportunidade para que um destino de surf europeu, acessível, competitivo e sustentável consiga florescer na indústria do turismo. É uma oportunidade para a Ericeira".

    O consultor da GMT Hospitality acrescenta que “paralelamente ao estudo do impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos, a conferência Surfing Tourism pretende reunir agentes que contribuam para descrever o passado e o presente, prever o futuro e prescrever recomendações para que a Reserva seja um destino sustentável. Pretendemos entender como está Portugal a promover-se como destino de surf, o impacto desta atividade no desenvolvimento dos territórios que a acolhem e em que medida o surf está previsto nos planos de ordenamento do território e outros instrumentos governativos de planeamento. Trataremos de comparar o estágio de desenvolvimento do turismo de surf em Portugal com o de outros destinos ou modalidades. E tentaremos antecipar o futuro do turismo de surf no país. É neste enquadramento global que vamos olhar para a realidade do turismo de surf na Ericeira, com o objectivo de produzir orientações que contribuam para que a Ericeira World Surfing Reserve seja uma comunidade e um território em equilíbrio e caso de sucesso em turismo sustentável".

    O encerramento da Digital Talk está marcado para as 18h00. Após esta terceira conferência estão previstas mais duas no âmbito do projeto Ericeiro WSR+10:

    'A RMSE & o Desporto e a Atividade Física'; a 23 de setembro; e, para terminar, 'A RMSE & a Sustentabilidade' no dia 8 de novembro.

    Todas as informações relevantes sobre o projeto Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, quer no site oficial do evento ou nas respetivas redes sociais.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Turismo
  • Turismo do Surf
  • Portugal
  • ericeira
  • Ericeira Surf Clube
  • Reserva Mundial de Surf
  • Verão
  • Ericeira WSR+10
  • Projeto
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 19
Nacional de Bodyboard: Pierre-Louis Costes e Filipa Broeiro triunfam no Cabedelo
setembro 19
Pierre-Louis Costes e Joana Schenker em evidência no arranque no Cabedelo
setembro 18
Kika e Afonso vencem em Supertubos de qualidade!
setembro 17
Está ON o dia final do Bom Petisco Peniche Pro!
setembro 17
Formação 'Surf & Rescue' a caminho da Figueira da Foz
setembro 17
Voluntários vão limpar a Praia do Cabedelo este sábado
setembro 17
Pure Piraña, a hard seltzer que refresca o verão