Homepage

  • Nos Jogos Olímpicos há medalhas, mas também o diploma olímpico. Afinal, que distinção é essa?
    21 julho 2021
    arrow
    arrow
  • O diploma olímpico foi introduzido pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres'1948.
  • Os Jogos Olímpicos são o maior evento desportivo à face do planeta Terra e aquele que de quatro em quatro anos, bem desta vez serão cinco por causa da pandemia, coloca em competição atletas provenientes de todo o mundo em mais de três dezenas de diferentes desportos.

    Nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, que começam na próxima sexta-feira, teremos presentes 206 nações, mais de 11 mil atletas em prova e quatro desportos em estreia, entre eles o nosso querido e amado surf. 

    Os melhores dos melhores serão consagrados com as muito desejadas medalhas. O metal mais precioso é o ouro, destinado ao primeiro classificado, segue-se a prata para aquele que ficar com a segunda posição e o bronze como consolação para o terceiro.

    Porém, as distinções para os atletas olímpicos não ficam por aqui. As medalhas são naturalmente aquelas que dão mais destaque e constroem as lendas olímpicas, mas também existe uma premiação para aqueles que ficam imediatamente abaixo das posições que atribuem medalhas, mais concretamente até ao oitavo posto. 

    Falamos do diploma olímpico. Mas, afinal o que é isso? O diploma olímpico é um certificado, palavra tão voga em nos dias de hoje, que é atribuído aqueles que ficam entre a quinta e oitava posições na classificação final de cada disciplina.

    No fundo, trata-se de um documento que dá aos atletas um estatuto especial como consequência de um desempenho de hierarquia nas Olimpíadas.

    Todos os atletas presentes nos Jogos Olímpicos têm o sonho das medalhas ao pescoço, mas para muitos o facto de garantirem que deixam o grande evento diplomados já é motivo de regozijo.

    Os próprios comités olímpicos colocam antes dos Jogos a fasquia dos diplomas olímpicos que pretendem conquistar, o que referenda bem a importância deste precioso documento emitido pelo Comité Olímpico Internacional. No caso do Comité Olímpico de Portugal, o objetivo é garantir 12 diplomas.

    O diploma olímpico foi introduzido pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres'1948, mas à época apenas abrangia os atletas classificados entre a quarta e sexta posições.

    Mais tarde, em Los Angeles'1984, a atribuição do diploma olímpico estendeu-se até aos atletas que conseguissem obter a oitava posição nas diferentes provas. Situação que permanece inalterada até aos dias de hoje.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Competição
  • Jogos Olímpicos de Tóquio
  • Jogos Olímpicos
  • Tóquio'2020
  • Medalha
  • Diploma Olímpico
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 31
Porque motivo este verão está a ser tão ventoso? Pedro 'Pecas' explica
julho 28
Em Tóquio'2020, regressou o bom e velho Owen Wright: 'Muitos pensavam que não ia chegar às medalhas'
julho 28
Japão foi o país mais medalhado na prova olímpica de surf
julho 30
Projeto Ericeira WSR+10 discutiu o Turismo de Surf em nova conferência
julho 30
David Raimundo: “2021 foi o ano que mais me marcou”
julho 29
Yolanda Hopkins: “Se alguém me apoiar a sério, não vou desiludir”
julho 29
Frederico Morais já regressou aos treinos no mar