Homepage

  • Há 7 praias em Portugal onde os cães podem ir a banhos durante a época balnear
    05 julho 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Hércules Zolotoy
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Os amigos de quatro patas podem aceder a estas praias, mas os responsáveis destes animais devem cumprir determinadas regras.
  • Chegou o verão e por arrasto as altas temperaturas, o que naturalmente convida sempre a uma ida até à praia para aproveitar o bom tempo, dar um refrescante mergulho e apanhar um pouco de sol.

    Porém, esta é também uma época do ano que gera sempre alguma inquietação junto de quem tem animais de estimação, nomeadamente cães. Seja no momento de saber onde deixar os patudos em caso de partir rumo a umas merecidas férias ou se, por sua vez, queremos simplesmente ir à praia e ter junto de nós a presença do nosso fiel amigo.

    Muitas das vezes, não sabemos onde podemos fazer praia e contar com a presença do fiel companheiro, sempre disposto a viver dias diferentes ao brincar e chapinhar no mar. 

    Pois bem, no nosso país durante o vigente período da época balnear, sim, é possível ir à praia e contar com a companhia do nosso amigo de quatro patas. Em 2021, há sete praias que em Portugal Continental têm os seus areais concessionados para o uso canino. As denominadas praias 'pet friendly'. Isto para além das praias que não são concessionadas durante o ano. Neste capítulo, apesar da situação, convém sempre dar uma olhadela à sinalética existente antes de aceder ao areal.

    Na região Norte do país é onde podemos encontrar mais praias 'pet friendly'. São três. Ao invés, abaixo de Lisboa, a oferta é bem mais reduzida. Apenas uma praia permite a livre circulação de cães no decurso da época balnear.

    Curiosamente trata-se da última praia a juntar-se a este lote muito restrito. Já neste ano de 2021. Está localizada em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, próxima da Praia das Furnas-Rio.

    Estas são as praias onde está autorizado o acesso de cães durante a época balnear de 2021:

    Praia dos Pescadores (Oeiras)

    Também conhecida como Praia Velha, esta é uma praia com denominação 'pet friendly' desde o ano passado. Possui um extenso areal e está localizada junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos. É a praia para uso canino que apresenta maior proximidade à cidade de Lisboa. 

    Praia das Amoreiras (Santa Cruz) 

    É a única praia do concelho de Torres Vedras no qual os animais têm livre acesso durante a época balnear. Está autorizada para tal desde o ano passado. Possui um grande areal e tem localização junto ao Miradouro do Alto da Vela, que encontra-se no topo da falésia que ladeia a praia.

    Praia do Porto da Areia Norte (Peniche)

    É a mais antiga praia do território continental a permitir o livre acesso de cães durante a época balnear. Tal é possível desde 2016. Está localizada perto da Papôa e o seu areal apresenta uma menor extensão quando comparado com outras praias do género.

    Praia do Coral (Viana do Castelo)

    Em 2017, tornou-se na primeira praia da região Norte a ser 'pet friendly'. Também conhecida como Praia do Aquário. Tem a particularidade de estar situada bem perto do Porto de Viana do Castelo. O areal é extenso e protegido por dois pontões. 

    Praia da Ramalha Sul (Esposende)

    Areal que está situado próximo da Apúlia. Praia extensa e que permite a presença dos animais de companhia desde 2018, no âmbito do Plano Estratégico Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal.

    Praia de Suave Mar (Esposende)

    A segunda praia 'pet friendly' do concelho de Esposende é também dotada de um areal muito amplo. Situada mais a norte do que a Praia da Ramalha Sul, pertence ao Parque Natural do Litoral Norte. Esta é uma praia que dista apenas 1500 metros do centro da cidade de Esposende.

    Praia Vila Nova de Milfontes (ao lado das Furnas-Rio)

    Entrou para esta lista há poucas semanas. É a única praia 'pet friendly' que está localizada a sul de Lisboa. Trata-se de um projeto-piloto da Câmara Municipal de Odemira, que pretende atrair novos turistas para este concelho alentejano. O areal está situado na foz do rio Mira, ao lado da Praia das Furnas-Rio.

    Regras das praias 'pet friendly'

    Os cães podem ir a banhos nestas praias, mas os responsáveis destes animais devem cumprir determinadas regras. Desta forma é obrigatório o uso de coleira ou peitoral e trela. No caso de cães de raça perigosa, estes devem obrigatoriamente utilizar açaime. 

    É também obrigatório o registo e licenciamento dos animais, implicando obrigatoriedade de se fazer acompanhar do respetivo Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) ou Passaporte do Animal de Companhia (PAC) ou, nas situações legalmente previstas, do Boletim Sanitário de Cães. No DIAC, PAC ou Boletim Sanitário devem constar os atos de profilaxia médica obrigatórios.

    Por último, está proibida a utilização da praia por animais feridos, doentes, em cio, grávidas, a amamentar e ninhadas em período de aleitamento.

    Cães de assistência

    Quanto aos cães de assistência, estes podem aceder livremente a qualquer praia, independentemente de estarmos ou não debaixo do período balnear. Existem três tipos de cães de assistência: cão-guia, treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual; cão para surdos (treinado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva) e o cão de serviço (treinado para auxiliar pessoa com deficiência mental, orgânica ou motora).

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Verão
  • Portugal
  • Pet friendly
  • praias para cães
  • Fotografia
    Hércules Zolotoy
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 25
Orcas danificam leme de veleiro ao largo de Sines
outubro 25
Voltou! Ítalo Ferreira esteve a dropar as bombas do Canhão da Nazaré (Vídeo)
outubro 25
Novos campeões nacionais de bodyboard Open vão ser encontrados em Peniche
outubro 25
ASCC apresenta novidades para o circuito Caparica Power 2021/2022
outubro 25
2020 foi ano de pandemia, mas as emissões de gases com efeito de estufa alcançaram níveis recorde
outubro 22
Praia do Dragão Vermelho acolhe etapa única do Nacional de Longboard de 2021
outubro 22
Heat draw definido para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18