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  • A sustentabilidade dominou a segunda conferência do projeto Ericeira WSR+10
    01 julho 2021
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    Ericeira WSR+10
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  • A eurodeputada Maria Graça Carvalho aceitou ser embaixadora do projeto.
  • A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, recebeu ontem à tarde a segunda conferência - de um ciclo de cinco - do Ericeira WSR+10, projeto promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para celebrar do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE).

    O título desta Digital Talk foi 'Surfonomics', mas acabou por ser a sustentabilidade a “falar mais alto” e a tornar-se o tema dominante. Na conferência realizada, o maior destaque foi o discurso de Álvaro Sardinha.

    Durante a sua apresentação, o fundador e CEO da Economia Azul procurou trazer ideias e soluções para as oportunidades e os desafios colocados perante a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, definindo o conceito de Economia Azul enquanto Economia do Mar sustentável (em termos ambientais, sociais e económicos) para um oceano saudável, demonstrando que, ao contrário do que aprendemos na escola, existe apenas um oceano que nos liga a todos.

    A sessão, iniciada pouco depois das 14h00 e concluída já passava das 19h00, foi aberta por Hugo Moreira Luís, Vereador da Câmara Municipal de Mafra, após Miguel Toscano (Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube) ter apresentado o Modelo Holístico da entidade promotora do evento comemorativo do 10º aniversário da RMSE.

    Seguidamente, Patrícia Araújo (Diretora de Marketing e Vendas da BIOSPHERE Portugal) participou remotamente, através de videochamada, focando-se sobretudo no Plano de Sustentabilidade da RMSE, em fase final de desenvolvimento. Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da Direcção-Geral de Política do Mar, encerrou esta fase da conferência com a apresentação: “Como potenciar a criação de Valor através do Programa Crescimento Azul do EEAGRANTS?”.

    Após um surf break, decorreram duas mesas redondas, moderadas por João Valente (JV Contents & Media e antigo director da SurfPortugal). Na primeira, Pedro SoeiroDias (Diretor de Marketing da Despomar), Nuno Príncipe (Diretor de Marketing da Semente Surfboards), José Gregório (Country Manager Boardriders) e Ricardo Raposo (CEO Liberty Walk) conversaram sobre o contributo transformador das marcas para o desenvolvimento sustentável.

    A sustentabilidade presente em cada uma destas marcas e os desafios da produção e do consumo, bem como o impacto da RMSE nos últimos anos, com superação da capacidade de carga da Ericeira e das suas ondas, foram alguns dos tópicos que geraram interação com outros participantes na Digital Talk.

    No segundo heat debateu-se “Como criar mais Valor Sustentável na Fileira do Surf Local? A visão dos Operadores Locais”, com Eunice Paulo (Diretora Geral da Tour One Agência de Viagens), Daniel Fonseca (Diretora de Obra da Woodhouses) e José Farinha, CEO dos Chill Hill Hostels, sendo que Alexandre Grilo (CEO da Lapoint Portugal) acabou por não conseguir estar presente até ao momento de realização desta mesa redonda.

    A Digital Talk 'Surfonomics' foi encerrada com uma novidade de peso: a eurodeputada portuguesa Maria Graça Carvalho (Relatora do Programa Horizonte 2020 e personalidade fulcral nas áreas da inovação, sustentabilidade e economia do mar) aceitou ser embaixadora do projeto Ericeira WSR+10.

    Após esta conferência, estão previstas mais três no âmbito do projeto Ericeira WSR+10: 'A RMSE & o Turismo', a 28 de julho; 'A RMSE & o Desporto e a Atividade Física', a 23 de setembro; e por último 'A RMSE & a Sustentabilidade' no dia 8 de novembro.

    Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no sítio oficial do evento na internet e nas respetivas redes sociais.

     

     

     

     

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