Homepage

  • Praia da Arda apurou mais campeões regionais de surf do Norte
    11 junho 2021
    arrow
    arrow
  • 110 jovens surfistas estiveram em competição na Praia da Arda.
  • A Praia da Arda, em Viana do Castelo, foi palco no passado fim de semana da etapa única do Circuito Regional de Surf do Norte de 2021 para as categorias de Sub-14, Sub-18 e Sub-18 feminino, naquela que foi uma organização do Surf Clube de Viana (SCV) e da Federação Portuguesa de Surf. 

    Esta foi uma jornada competitiva que, para além de apurar os novos campeões regionais das categorias em causa, funcionou também de apuramento direto para a finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças de 2021. 

    Presentes estiveram 110 surfistas, um número que constituiu um recorde em termos de participantes. A este número juntou-se ainda uma dezena e meia de jovens surfistas em lista de espera. Todo um cenário que trouxe desafios acrescidos à organização.

    “Tivemos de fazer adaptações. Somámos 19 horas de campeonato em dois dias. No entanto, o balanço é positivo, com os muitos participantes a poderem mostrar o seu surf em ondas desafiantes de 1 metro a 1,5 metros” explica João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana. 

    No final, Rodrigo Lima em Sub-14, João Crespo em Sub-18, e Raquel Vale em Sub-18 feminino foram os vencedores desta etapa única. Nota para o facto de João Crespo, que apesar de ser um atleta federado no Ericeira Surf Clube veio até ao Norte mostrar a valia do seu surf. 

    Para João Zamith, uma das explicações para a grande adesão de jovens atletas deve-se ao facto de terem existido poucas competições devido à pandemia do novo coronavírus. O presidente do Surf Clube de Viana considera, no entanto, que é "importante arranjar soluções, sobretudo para os escalões de formação”.

    Já Lígia Sá, presente na entrega de prémios, em representação do Delegado de Saúde Pública de Viana do Castelo, afirmou que o "desporto, em geral, e a atividade desportiva ao ar livre, em particular, são potenciadores do bem-estar físico e emocional, favorecendo o relacionamento interpares. Também estimula a motivação para vencer obstáculos do dia a dia e aumenta o poder de concentração”.

    Em simultâneo com esta etapa única, o Surf Clube de Viana celebrou o Dia Mundial do Ambiente com a realização de uma ação de limpeza de praia e zona dunar, que decorreu no Monumento Natural da Praia Eemiana da Ribeira de Anha.

    Esta foi uma iniciativa que contou com a participação de cerca de 30 alunos, dos 9º e 11º anos, da Escola EB 2,3/Secundária Pintor José de Brito.

    Resultados: 

    Sub-14

    1º Rodrigo Lima 

    2º Kekoa Hummel 

    3º Lucas França 

    4º Kiko Macambira

    Sub-18

    1º João Crespo 

    2º Leonardo Silva 

    3º Duarte Pinho 

    4º Lucas França

    Sub-18 feminino

    1ª Raquel Vale 

    2ª Núria Maganinho 

    3ª Maria Silva 

    4ª Raquel Otero

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • Surf Clube de Viana
  • viana do castelo
  • Praia da Arda
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Circuito Regional de Surf do Norte
  • Fotografia
    Tó Mané/SCV
  • Fonte
    Redaçãp
similar News
similar
setembro 19
Nacional de Bodyboard: Pierre-Louis Costes e Filipa Broeiro triunfam no Cabedelo
setembro 19
Pierre-Louis Costes e Joana Schenker em evidência no arranque no Cabedelo
setembro 18
Kika e Afonso vencem em Supertubos de qualidade!
setembro 17
Está ON o dia final do Bom Petisco Peniche Pro!
setembro 17
Formação 'Surf & Rescue' a caminho da Figueira da Foz
setembro 17
Voluntários vão limpar a Praia do Cabedelo este sábado
setembro 17
Pure Piraña, a hard seltzer que refresca o verão