Homepage

  • Ponto irreversível do aquecimento global já pode ter sido atingido
    15 junho 2021
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Alertou o responsável alemão da maior expedição científica jamais realizada ao Polo Norte.
  • O ponto crítico de um aquecimento global irreversível pode já ter sido ultrapassado, com as principais consequências a poderem acontecer em "cascata", alertou o responsável alemão da maior expedição científica jamais realizada ao Polo Norte.

    "Só a evolução dos próximos anos permitirá determinar se ainda podemos salvar o gelo marinho do ártico presente durante todo o ano, graças a uma proteção coerente do clima, ou se já ultrapassámos este importante ponto de inflexão do sistema climático", disse Markus Rex, um dos principais especialistas no estudo do Ártico.

    "O desaparecimento da camada de gelo no Ártico é uma das primeiras minas num campo de minas, um dos pontos de inflexão que acionamos quando levamos o aquecimento longe demais", disse, citado por agências internacionais, Markus Rex, que liderou uma missão internacional que esteve um ano no Ártico, até outubro de 2020.

    "Podemos realmente perguntar se ainda não pisamos esta mina e já provocámos o início da explosão do campo de minas", insistiu o climatologista e físico.

    Se este ponto de inflexão já foi atingido, poderá desencadear efeitos nefastos "em cascata", advertiu, chamando a atenção para o risco de "desaparecimento da calote glaciar da Gronelândia ou do degelo de zonas cada vez maiores do Ártico".

    No regresso do navio quebra-gelo 'Polarstern' ao porto de Bremerhaven, na Alemanha, em 12 de outubro, o chefe da missão internacional 'MOSAIC' havia já lançado um grito de alerta sobre a camada de gelo, afirmando que derretia a uma "velocidade dramática".

    Durante mais de um ano, as equipas internacionais recolheram dados exaustivos, em particular durante os meses em que o navio flutuou entre o gelo no Polo Norte, que devem fornecer informações valiosas sobre as alterações climáticas.

    O recuo da camada de gelo do ártico é considerado pelos cientistas o "epicentro do aquecimento global", segundo Markus Rex.

    Durante 389 dias, a missão estudou alternadamente a atmosfera, o oceano, a camada de gelo e o ecossistema do ártico, para recolher dados e avaliar o impacto das alterações climáticas na região e no mundo inteiro.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Alterações climáticas
  • Aquecimento global
  • Aquecimento
  • Estudo
  • Investigação
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido
setembro 22
Domingo há ação de limpeza da Praia de Algés
setembro 22
Outono chega com sol e subida da temperatura
setembro 20
Joana Schenker já está nos quartos-de-final do Walker Bay Pro
setembro 18
Portugal recebe 7º edição da Global Wave Conference
setembro 21
Viana do Castelo acolhe conferência anual da World Surf Cities Network