Homepage
- Na categoria Júnior, o local Tiago Mesquita conquistou a primeira vitória da época.
-
-
No passado domingo, a Praia da Vagueira recebeu a segunda etapa da temporada de 2021 do Campeonato Nacional de Bodysurf. Uma jornada competitiva na qual os atletas foram brindados com uma ondulação desafiante, ondas a rondar o metro e muita corrente.
O Vagueira Pro foi uma prova que consagrou dois atletas locais, Miguel Rocha e Tiago Mesquita. Na categoria Open, 'Migas' repetiu o triunfo obtido na primeira etapa da época, que teve lugar na Costa de Caparica em maio último. Já na categoria Júnior, Tiago Mesquita alcançou a primeira vitória da temporada.
O dia começou pelas 10h00, depois da organização decidir esperar pela maré, de modo a proporcionar aos atletas as melhores condições possíveis. A primeira ronda da categoria Open viu os principais candidatos à vitória avançarem sem percalços.
Foi então nos quartos-de-final que as primeiras surpresas surgiram com a eliminação precoce de Diogo Areias, que apesar de entrar em múltiplas ondas acabou por não encontrar uma onda que lhe permitisse seguir para as meias-finais. Por outro lado, assistiu-se ao surgimento de novos atletas a avançar para a ronda seguinte, entre os quais João Perdiz.
A final Open decorreu já na fase de maré cheia e com algum vento. João Martins, pela primeira vez finalista nesta categoria, quedou-se pela quarta posição. Já o bicampeão nacional Rodrigo Carrajola, ausente da etapa da Caparica devido a lesão, ficou com o terceiro lugar.
Jaime Bonito, depois de ter estado a liderar a final, não conseguiu a onda que necessitava para garantir a vitória na etapa, pelo que foi Miguel Rocha a gritar vitória em casa. Isto apesar de nos últimos minutos da bateria ter saído de água devido a cãibras. Valeu a pronta ajuda do amigo Rodrigo Carrajola. Por isso mesmo, 'Migas' adjetivou esta como uma das "mais difíceis" vitórias da sua carreira.
Em termos de categoria Júnior, esta teve apenas três bodysurfers em prova. O heat que definiu o vencedor da etapa foi dominado por Filipe Sá Leal até aos últimos quinze segundos. Foi já quase debaixo do som da buzina que Tiago Mesquita encontrou uma onda que virou a bateria e consequentemente garantiu o primeiro lugar na prova Júnior.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, o "regresso da família do bodysurf à Vagueira é sempre um prazer, sendo que cada vez mais a Vagueira é a capital do bodysurf em Portugal".
Já para a organização do campeonato, liderada por António Pedro de Sá Leal da associação Surf Social Wave, a "etapa da Vagueira é mítica e muito enriquece o campeonato, que conta, para além das ondas de excelência, do apoio do público extraordinário e mesmo em tempo de pandemia, sentiu-se na praia a vibração dos 'Vagueirudos'".
A terceira de cinco etapas em agenda no Nacional de Bodysurf de 2021 irá decorrer a 24 ou 25 de julho, no entanto, está ainda por divulgar qual a praia onde a ação irá acontecer.
Classificações
Open:
1º Miguel Rocha
2º Jaime Bonito
3º Rodrigo Carrajola
4º João Martins
Júnior
1º Tiago Mesquita
2º Filipe Sá Leal
3º Carlos Guimarães
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaNacional Bodysurf
-
FonteRedação
