Homepage
- Uma ação que irá permitir 'regenerar e estudar a vida marinha da região', destacou o ministro da Defesa Nacional.
-
-
Foram ontem assinados os protocolos de cedência do navio desativado 'Schultz Xavier', bem como o memorando de entendimento entre o Governo Regional dos Açores e a organização ambientalista Parley Foundation For the Oceans que irá criar um recife artificial a partir do afundamento do navio.
Este cedência da embarcação por parte da Marinha Portuguesa irá permitir “regenerar e estudar a vida marinha da região”, destacou o ministro da Defesa Nacional. Na cerimónia que teve lugar na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou que, com esta iniciativa, o "turismo especializado de atividades subaquáticas ganha, nos Açores, mais um polo de referência, mas, para além disso, o coral artificial que será criado pelo navio afundado permitirá regenerar e estudar a vida marinha da região”.
Ainda não há uma localização fechada para o afundamento deste navio, já que várias autarquias açorianas mostraram interesse no projeto, mas a fundação ambientalista Parley For the Oceans espera ter o processo concluído no final de 2022.
A operação acontecerá em “estrito cumprimento das normas ambientais para o afundamento de navios”, garantiu o ministro, adiantando que a Marinha Portuguesa tem já uma “vasta experiência” neste âmbito, tendo já cedido quatro navios à região do Algarve e dois à Região Autónoma da Madeira.
Já diretora da organização responsável pela criação do recife, Daniela Coutinho, defendeu que “a proteção do oceano” e dos seres que nele habitam “assegura, acima de tudo, a nossa liberdade”, já que “sem recursos não há liberdade”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaMarinha Portuguesa
-
FonteRedação
