Homepage

  • Maratona de surf no arranque do Allianz Sintra Pro
    25 junho 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Com as previsões a apontarem para uma possível entrada de ondulação, a chamada para amanhã está marcada para as 9H30.
  • Foram 12 horas seguidas de competição, num total de 36 heats realizados. O Allianz Sintra Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, arrancou esta sexta-feira na Praia Grande, com ondas pequenas, mas bem formadas, que proporcionaram uma verdadeira maratona de surf de sol a sol. O dia chegou ao fim com a primeira ronda feminina e a segunda ronda masculina já realizadas, com Vasco Ribeiro, atual líder do ranking nacional, a estar mais próximo de garantir já nesta etapa o título de forma antecipada.

    Vasco, que só depende dele para conquistar o quinto título da carreira, superou as duas primeiras rondas na Praia Grande com dois triunfos sólidos. Contudo, houve resposta à altura por parte do jovem Afonso Antunes, vice-líder do ranking, que também venceu os seus heats nas duas rondas disputadas, mas que conseguiu fazer o melhor score da ronda inaugural, depois de vencer o heat 9 com 14,25 pontos.

    Tanto Afonso como Vasco adicionaram condimentos extra a esta luta pelo título nacional escapando à vaga de surpresas que acabaram por acontecer fruto das difíceis condições de mar. Francisco Alves e Gony Zubizarreta foram os dois surfistas mais cotados a perderem logo na primeira ronda, enquanto na ronda 2 caíram nomes como Guilherme Ribeiro, Luís Perloiro e Tomás Fernandes. Um cenário que tirou Guilherme e Tomás da luta pelo título, abrindo ainda mais o caminho para a festa de Vasco.    

    Contas feitas, Vasco Ribeiro está apenas mais quatro triunfos de chegar ao título nacional, naquilo que depende exclusivamente da sua performance. Mas até poderá nem precisar de tanto, caso Afonso perca mais cedo na prova. Aliás, pode haver título já na próxima ronda, sendo para isso necessário que Vasco consiga um lugar nos quartos-de-final e que Afonso Antunes e Guilherme Fonseca fiquem pelo caminho já na fase seguinte da prova.  

    Requisitos para Vasco Ribeiro ser campeão nacional por antecipação no Allianz Sintra Pro:

    – Se vencer a etapa é campeão nacional;
    – Se chegar à final e Afonso Antunes não vencer a etapa;
    – Se chegar às meias-finais e Afonso Antunes não chegar às meias-finais;
    – Se chegar aos quartos-de-final, Afonso Antunes não chegar aos quartos-de-final ou Guilherme Fonseca não vencer a etapa;

    Outro dos nomes em bom plano neste dia inaugural foi Halley Batista, finalista vencido da etapa anterior, no Porto e Matosinhos. Após vencer um super heat logo na ronda inaugural, em que teve pela frente Joaquim Chaves, Gony Zubizarreta e Santiago Graça, Halley surgiu ainda mais forte na ronda 2, onde fez o melhor score do dia para vencer a bateria 7, com 15 pontos em 20 possíveis.

    Destaque ainda para alguns jovens competidores que conseguiram ultrapassar esta maratona de surf rumo à ronda 3. Miguel Matos, João Vidal e Gonçalo Vieira são algumas das surpresas positivas deste Allianz Sintra Pro e podem ter algo a dizer nas próximas fases, com o título em jogo. Já Arran Strong, Diogo Martins, Miguel Blanco e Eduardo Fernandes foram os surfistas que, a par de Afonso, Halley a Vasco, venceram os respetivos heats nas duas rondas realizadas.

    Na prova feminina, que viu a ronda inaugural ser realizada entre as duas primeiras rondas masculinas, a meio da tarde, o grande destaque vai para as performances de Teresa Bonvalot e Camilla Kemp. Ambas conseguiram triunfos robustos, mas Teresa acabou por fazer o melhor score do dia, com 13,75 pontos, e a melhor onda, com 8 pontos em 10 possíveis, mostrando que trouxe de El Salvador o bom momento que lhe valeu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio e a medalha de bronze nos Mundiais ISA.

    Gabriela Dinis, Carina Duarte, Camila Cardoso, Francisca Veselko e Mafalda Lopes foram as outras vencedoras da ronda. Já a líder do ranking Carolina Mendes não teve de competir nesta ronda, devido a uma falta de comparência que acabou por apurar automaticamente para a ronda seguinte a licra amarela feminina e ainda Beatriz Costa. Por outro lado, Charlotte van Berkum, Beatriz Carvalho e a local Leonor Fragoso foram as tops seeds que caíram de primeira neste Allianz Sintra Pro.

    Com as previsões a apontarem para uma possível entrada de ondulação, a chamada para amanhã está marcada para as 9H30, altura em que a maré vazia deverá proporcionar condições para a prova retomar.

    Agenda para sábado

    09H30 – Chamada para o segundo dia do Allianz Sintra Pro  

    A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Sintra Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia grande
  • Allianz Sintra Pro
  • liga meo surf
  • Vasco Ribeiro
  • Afonso Antunes
  • Camilla Kemp
  • Teresa Bonlavot
  • Halley Batista
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey
outubro 19
Título nacional de Surf Esperanças Sub-18 discute-se em Ribeira d'Ilhas
outubro 19
Praia do Cabo do Mundo apadrinhou estreia da Matosinhos Surf School Cup
outubro 19
Seleção Nacional de Surf Adaptado prepara Mundial com dois estágios
outubro 19
Embarcação fica com leme destruído após interação com orcas a sul de Troia