Homepage

  • Halley Batista e Carina Duarte vencedores do Allianz Sintra Pro
    27 junho 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Vasco Ribeiro carimbou título masculino e do lado feminino Kika Veselko assumiu liderança do ranking.
  • Halley Batista e Carina Duarte garantiram este domingo a vitória no Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2021, a principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais. No terceiro e último dia de ação na Praia Grande as emoções estiveram ao rubro, com Vasco Ribeiro a garantir o título masculino antes ainda da final. Na final Vasco acabou por falhar a terceira vitória consecutiva em etapas, vendo Halley estrear-se a vencer na Liga MEO Surf, ao passo que Carina Duarte carimbou o regresso aos triunfos na Liga seis anos depois do último.

    Após ter sido o grande destaque da ação no sábado, Halley Batista voltou a voar alto na fase man-on-man. Com todas as atenções centradas na luta pelo título, Halley foi avançando ronda após ronda com os melhores scores. Tudo começou com um triunfo frente a Miguel Blanco nos quartos-de-final, seguindo-se a vitória frente a Afonso Antunes nas meias-finais, que acabou por decidir o título nacional a favor de Vasco Ribeiro.

    Com Vasco a ter vencido Jácome Correia nos quartos-de-final e, depois, Arron Strong nas meias-finais, repetia-se, assim, a final da última etapa, no Porto. Só que desta vez, Halley não quis ficar a ver de perto a festa de Vasco Ribeiro. O surfista que vem do Algarve somou 11,45 pontos e resistiu ao ataque final do novo campeão nacional, que acabou por terminar o duelo com apenas 10,50 pontos.

    “Não tenho palavras para descrever o que se está a passar”, começou por afirmar Halley após o triunfo. “Quero agradecer a Deus e a todos os meus amigos que estiveram a torcer por mim. Foi uma bateria muito apertada, tal como no Porto. Quase que voltei a perder a vitória no fim, mas por sorte venci eu desta vez e estou muito feliz por isso”, sublinhou o surfista que está a fazer apenas a segunda etapa esta temporada e que conseguiu o primeiro triunfo da carreira na Liga MEO Surf.

    Com a ação a arrancar bem cedo na Praia Grande, pelas 7H15, foi a ronda 3 feminina a ir para a água primeiro. Depois das surpresas que aconteceram na véspera na prova masculina, desta vez registaram-se resultados menos esperados do lado feminino, com grande destaque para a eliminação da líder do ranking Carolina Mendes e da campeã nacional Teresa Bonvalot no mesmo heat, onde Mafalda Lopes e Carolina Santos agigantaram-se para conseguirem uma vaga nas meias-finais. No heat anterior Francisca Veselko e Carina Duarte também conseguiram avançar para a fase seguinte. Uma situação que colocou automaticamente Kika na liderança do ranking.

    Com muita juventude a querer estrear-se a vencer na Liga MEO Surf, acabou por ser a experiência a fazer a diferença. Na primeira meia-final Kika Veselko bateu Carolina Santos de forma folgada e aumentou ainda mais distâncias para a concorrência nas contas do ranking. Depois, foi a vez de Carina Duarte superar um duelo muito equilibrado frente a Mafalda Lopes, decidido por muito pouco.

    Na grande final Francisca Veselko e Carina Duarte tiveram algumas dificuldades pela frente com as condições do mar e acabou por ser a antiga campeã nacional a levar a melhor, utilizando a sua experiência para decidir este duelo nos pormenores. Carina somou 9,40 pontos, contra apenas 7,40 de Kika, e garantiu um muito saudado regresso aos triunfos na Liga MEO Surf.

    “É muito bom regressar às vitórias”, começou por dizer Carina Duarte, após o triunfo, ela que este ano está de regresso à competição a tempo inteiro, após um hiato nos últimos anos. “Não estava nada à espera disto, mas a verdade é que me estava a sentir muito bem. O mar estava pequeno e tivemos alguns minutos sem ondas, mas consegui alguns scores logo no início, o que me ajudou. Estou a divertir-me bastante e isso é que é importante”, frisou.

    A surfista da Ericeira, de 27 anos, tinha vencido a última etapa no Porto, em 2015. Agora, com este sucesso na Praia Grande, além de chegar às 12 vitórias de etapas na carreira, garantiu, ainda, a reentrada nas contas do título feminino, mantendo-se no 3.º posto, mas mais próximo dos primeiros lugares.

    Além do título masculino, o Allianz Sintra Pro decidiu ainda os campeões da Allianz Triple Crown, com Vasco Ribeiro e Francisca Veselko a levarem cada um para casa um prémio monetário de 4 mil euros. Vasco e Kika sucederam a Afonso Antunes e Teresa Bonvalot como campeões deste importante sub-troféu, sendo que Vasco já o tinha vencido noutras duas ocasiões (2016 e 2017), enquanto que para Kika é uma estreia.

    Resultados finais do Allianz Sintra Pro Pro:
    Final masculina: Halley Batista 11,45 x Vasco Ribeiro 10,50
    Final feminina: Carina Duarte 9,40 x Francisca Veselko 7,40
    Go Chill Expression Session feminina: Carolina Mendes
    Go Chill Expression Session masculina: Halley Batista
    Joaquim Chaves Saúde Best Wave: 9 de Vasco Ribeiro, nas meias-finais
    Bom Petisco Girls Score: 15,00 de Carolina Mendes na ronda 2
    Sintra Best Surfer: Gabriel Marques e Leonor Fragoso

    A Liga MEO Surf ruma, agora, a Peniche, onde de 16 a 18 de Setembro se realiza o Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da temporada, onde o título feminino poderá estar ainda em jogo. Antes disso, há ainda lugar à Miss Costa Nova Cup, uma prova extra do circuito feminino, que se disputa em Ílhavo, de 30 de Agosto a 1 de Setembro.

    A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Sintra Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • allianz sintra pro
  • liga meo surf
  • Halley Batista
  • Kika Veselko
  • Carina Duarte
  • Vasco Ribeiro
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 24
Inscrições disponíveis para os primeiros cursos de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal em 2022
janeiro 24
Primeiro curso de Treinadores de Nível 1 realizado exclusivamente na Caparica começa este sábado
janeiro 24
Descoberto um dos maiores recifes de coral do mundo no Taiti
janeiro 24
Homem de 57 anos passa 27 horas consecutivas no Pacífico e sobrevive ao tsunami no Tonga
janeiro 23
Documentário sobre o 7º Capítulo Perfeito vai ser transmitido este domingo na TV portuguesa
janeiro 20
Investigação pede fim do 'consumo excessivo' para travar perda da biodiversidade
janeiro 20
Colónia de peixes com 60 milhões de ninhos é descoberta na Antártida