Homepage

  • ICNF aprova normas para criação de áreas de apoio ao autocaravanismo no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
    01 junho 2021
    arrow
    arrow
  • A decisão do ICNF foi aprovada 'após um trabalho conjunto com autarquias, Turismo de Portugal e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve'.
  • O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou na passada semana que aprovou um conjunto de normas orientadoras para a instalação de Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA) no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

    Em comunicado, o ICNF realçou que estas normas estabelecem critérios de localização e os procedimentos a seguir para a instalação das ASA em áreas da Rede Natura 2000 deste parque natural, que “tem sido alvo de elevada pressão neste domínio”, na sequência do crescimento exponencial do turismo em autocaravana.

    O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV) “interdita a prática de campismo e caravanismo fora dos locais para tal destinados”, mas prevê que a instalação de estruturas de apoio ao autocaravanismo poderá ocorrer “quando demonstrada a inexistência de alternativas de localização fora do Parque” e após uma “autorização especial” emitida pelo ICNF.

    Esta “autorização especial” é independente de todas as restantes autorizações das entidades necessárias para a instalação das estruturas, salientou ainda, realçando que as ASA não se enquadram nas tipologias de empreendimento turístico, “constituindo um complemento aos Parques de Campismo e de Caravanismo”.

    Assim, de acordo com a norma aprovada pelo ICNF, as ASA são espaços sinalizados para a manutenção e pernoita de autocaravanas por um período não superior a 72 horas, equipados com uma ou mais estações de serviço com escoamento de águas residuais, esvaziamento de WC químico/sistema de lavagem e despejo de cassetes sanitárias, abastecimento de água potável e despejo de resíduos sólidos urbanos.

    Entre as regras para a sua localização, o ICNF estabelece que esta é interdita em Áreas de Proteção Total, Áreas de Proteção Parcial do tipo I e do tipo II, assim como na orla costeira, em 500 metros medidos “a partir da linha da máxima preia-mar de águas vivas equinociais, com exceção nas áreas identificadas na planta de síntese como áreas não sujeitas a regime de proteção [ANARP]”.

    Em áreas de Rede Natura 2000 (RN2000), as propostas têm de ser acompanhadas de planos de integração paisagística, com indicação das espécies vegetais a utilizar (obrigatoriedade de uso de espécies autóctones), a rede de caminhos e os pavimentos a propor, sendo proibido que ocupem “áreas suscetíveis de afetar negativamente espécies ou habitats” que levaram à classificação da área como RN2000.

    Os terrenos afetados à construção das ASA deverão “estar já infraestruturados ou suscetíveis de ser infraestruturados pelo promotor, designadamente para ligação aos sistemas municipais/públicos [rede de água, esgotos e elétrica]”, e localizados preferencialmente dentro ou contíguos a um aglomerado urbano.

    O ICNF estabelece também que as propostas para a criação de ASA têm ainda de, entre outros requisitos, demonstrar a “inexistência de alternativas de localização” fora do PNSACV e que não afetam “áreas com interesse ecológico ou grande sensibilidade e valia paisagística”, nem espécies ou habitats.

    A decisão do ICNF foi aprovada “após um trabalho conjunto com autarquias, Turismo de Portugal e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve”.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Autocaravana
  • Autocaravanismo
  • ICNF
  • Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
  • Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Faleceu Tom Morey, o Pai do Bodyboard
outubro 15
Recolhidos 10 kg de lixo marinho na Praia do Samouco (Galeria Fotos)
outubro 15
Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário
outubro 15
'EDP Surf for Tomorrow' - A viagem às Maldivas
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro