Homepage

  • Sete curiosidades sobre um elenco recorde no Mundial ISA
    26 maio 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • No total vão estar em prova 257 surfistas. Com destaque ainda para a representatividade feminina, que vai ser de 47% em relação ao total de participantes.
  • Estamos a poucos dias do arranque do Mundial ISA de El Salvador e tudo se começa a alinhar para a prova que junta mais de cinco dezenas de países em busca das últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Favoritos são muitos, entre eles vários nomes do CT.

    No total vão estar em prova 257 surfistas, o que é um recorde. Com destaque ainda para a representatividade feminina, que vai ser de 47% em relação ao total de participantes, algo que é um máximo histórico.

    Tudo começa no sábado e, como sempre nestes campeonatos, pelo meio de muitos nomes conhecidos e países dominantes, existem várias histórias interessantes e muitas curiosidades. Eis sete delas!

    - Dois países vão a jogo neste mundial com apenas um surfista. São eles a Hungria e a estreante Argélia, que partilha o estatuto de “rookie” com a Ucrânia – leva dois representantes.

    - O Irão vai apresentar o surfista mais velho em prova. Com Kelly Slater fora de jogo, Tom Rezvan, de 44 anos, fica com esse estatuto. Ele que vive na Califórnia e que já tem um vasto currículo de resultados em provas da antiga ASP, quando teve uma carreira de profissional.

    - Maxima Resano, de apenas 12 anos, vai ser a surfista mais jovem em prova. Curiosamente, vai juntar-se às duas irmãs, Valentina, de 17, e Candelaria, de 15, como as três representantes da equipa feminina de Nicarágua. Filhas do big rider argentino Manny Resano, esta família tem já bastante história nos eventos ISA. E Maxima faz agora a estreia.

    - Do lado masculino o surfista mais novo em prova é Ming-jang Liu, de 13 anos, que vai representar a China-Taipé. Destaque também para duas jovens surfistas de somente 13 anos. A panamiana Isabella Goodwin, que se estreou nos Mundiais Juniores da ISA com apenas 10 anos, e a colombiana Angelina Decesare, que está habituada a conviver com as melhores surfistas do Mundo, uma vez que o pai é cinematógrafo da WSL.

    - O afegão Afridun Amu volta a representar o seu país em Mundiais ISA e, desta vez, vai ter a seu lado uma representante feminina, Urzala Weiss, de 35 anos. Curiosamente, Amu, que se destacou como local do rio Eisbach, em Munique, vive agora na ilha de São Miguel, nos Açores, e escolheu para colocar no seu perfil de atleta a onda do Jardim do Mar, na Madeira, como a sua favorita.

    - E por falar e ligações a Portugal há vários surfistas em prova a residir no nosso país, sendo que muitos deles cresceram por cá. O belga Matisse Verworst, que vive na zona Oeste, e o russo Egor Volkov, que reside no Algarve, são dois desses casos. Destaque ainda para a seleção alemã, onde metade dos surfistas têm fortes ligações ao nosso país: Camilla Kemp, Dylan Groen e o experientíssimo Marlon Lipke. Dos três restantes, um vive na Costa Rica, outra nos Estados Unidos e outra em Espanha.

     - E numa por falar em países que são representados por surfistas vindos de outras paragens, destaque para o jovem dinamarquês Lucas Bay. Um talentoso surfistas de apenas 18 anos, que nasceu na Dinamarca, mas que aprendeu a surfar e cresceu como surfistas no… Dubai, onde já foi campeão júnior local.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundial ISA
  • El Salvador
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 26
Produção diária de energia eólica atingiu novo recorde em Portugal
janeiro 27
Revelado calendário dos circuitos regionais de surf para 2023
janeiro 27
Tempo frio vai continuar pelo menos até quinta-feira
janeiro 27
FPS anuncia 'grande mudança' no acesso aos circuitos em 2023
janeiro 26
Cidade chinesa regista temperatura recorde de -53ºC
janeiro 26
Frio fica para o fim de semana: todo o continente vai estar sob aviso amarelo
janeiro 26
FUEL TV lança programa de estágios