Homepage

  • 6ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series prestes a começar
    06 maio 2021
    arrow
    arrow
  • Entre maio e dezembro, decorrerá o evento que pretende promover o surf e os desportos de ondas.
  • É já esta sexta-feira, dia 7 de maio, que vai arrancar a 6ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series, naquele que é um evento organizado pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos, com o objetivo de promover o surf e os desportos de ondas.

    Com um formato ainda condicionado pelas restrições impostas pelas autoridades de saúde devido ao atual contexto pandémico, esta sexta edição da Porto & Matosinhos Wave Series pretende ser um fator inspirador e motivador para atletas e treinadores, afirmando-se também como promotor de hábitos de vida saudáveis e impulsionador do potencial turístico das praias do Porto e Matosinhos, como locais privilegiados para a prática do surf no país.

    A Porto & Matosinhos Wave Series de 2021 arranca com a realização de uma etapa da Liga MEO Surf, competição que define os títulos máximos do surf nacional. Entre 7 e 9 de maio, disputa-se o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf de 2021.

    O calendário de provas continua com a realização, a 22 e 23 de maio, de uma etapa do Circuito de Surf do Norte, a prova de apuramento para o campeonato nacional nas categorias Sub-12, Sub-16 e Sub-16 Feminino.

    Em julho, as atenções concentram-se nos campeonatos nacionais de SUP Race e SUP Wave, que se vão realizar a 3 e 4 de julho na Praia Internacional do Porto e na Praia de Matosinhos. Como já vem sendo tradição nos últimos anos, são duas provas únicas, que decidem os campeões nacionais destas modalidades.

    Já entre 10 e 11 de julho, realiza-se o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14, uma competição que vai reunir nas praias do Porto e Matosinhos os jovens mais talentosos do surf nacional com menos de 14 anos.

    As ações de responsabilidade social são sempre contempladas no calendário da Porto & Matosinhos Wave Series e este ano não será exceção. Em setembro, a organização vai levar a cabo duas iniciativas de cariz social e inclusivo:

    'Surf para Todos', a 22 de setembro, com batismos de surf para crianças carenciadas dos concelhos do Porto e Matosinhos; e, a 24 de setembro, o encontro nacional de 'Surf Adaptado', um dia de surf para crianças, jovens e adultos com mobilidade reduzida e deficiência intelectual.

    Complementam este programa a campanha de sensibilização ambiental 'Plastic Free', que integra ações de limpeza de praias e ações de sensibilização a decorrer entre setembro e dezembro, assim como uma exposição de fotografia na Marginal de Matosinhos de vários fotógrafos da região.

    Sobre este evento, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirma: “Depois de um ano tão difícil e desafiador, marcado por sucessivos adiamentos e cancelamentos, é com enorme satisfação que damos início a mais uma edição da Porto & Matosinhos Wave Series. É um projeto que não tem parado de crescer e de nos surpreender a cada ano, não só pela vertente competitiva, fundamental para o crescimento e afirmação do surf nas nossas praias, mas também pelas suas múltiplas ações de responsabilidade social e campanhas de sensibilização ambiental. Apesar de ser ainda com algumas limitações, o retomar da atividade desportiva é, por si só, um sinal de esperança e confiança no futuro. Que seja, igualmente, um fator motivador para todos os participantes."

    Já a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, refere que a autarquia a que preside "tem-se afirmado pela sua aptidão para a prática de surf em diferentes escalões. Este desporto interclassista, que está até presente no currículo local das escolas públicas do concelho, tem ganho adeptos em Matosinhos, Leça da Palmeira ou Angeiras, o que convida a que sejam criadas condições para a saudável competitividade para incentivar a evolução individual dos atletas”.

    Por sua vez, Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, responsável pela organização da Porto & Matosinhos Wave Series, salienta: “Estamos felizes por poder realizar mais uma edição do evento que traz às nossas praias um conjunto significativo de competições de surf e SUP, assim como iniciativas que promovem o surf como fator de inclusão. A situação pandémica continua a ditar algumas limitações ao formato do evento, mas estamos certos que será, ainda assim, um foco de motivação muito grande para os atletas, treinadores e clubes. Principalmente para os jovens atletas, depois do ano que passou, é muito importante que possam regressar aos treinos e às competições, quer para o seu bem-estar físico, quer psíquico."

    Calendário:

    Maio

    3ª Etapa Liga MEO Surf

    · Datas - 7, 8 e 9 maio

    · Prova de apuramento para o Campeonato Nacional de Surf, categorias Open

    · 3 dias de evento

    · Praia Internacional do Porto, Praia de Matosinhos ou Praia de Leça da Palmeira

    Circuito de Surf do Norte

    · Datas – 22 e 23 de maio

    · Prova de apuramento para o Campeonato Nacional, categorias Sub 12, Sub 16, Sub 16 Fem.

    · 2 dias de evento

    · Praia Internacional do Porto, Praia de Matosinhos ou Praia de Leça da Palmeira

    Julho

    Campeonato Nacional de SUP Race

    · Data – 3 de julho

    · 1 dia de evento

    · Praia de Matosinhos

    Campeonato Nacional de SUP Wave

    · Data – 4 de julho

    · 1 dia de evento

    · Praia Internacional do Porto ou Praia de Matosinhos

    Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14

    · Datas – 10 e 11 de julho

    · Prova Nacional, categoria Sub 14

    · 2 dias de evento

    · Praia Internacional do Porto ou Praia de Leça da Palmeira

    Setembro

    Surf para Todos

    · Data: 22 de setembro

    · Batismos de surf para crianças carenciadas dos concelhos do Porto e de Matosinhos

    · Onda Pura Surf Center / Praia de Matosinhos

    - Surf Adaptado

    · Data: 24 de setembro

    · Encontro nacional para crianças, jovens e adultos com mobilidade reduzida e deficiência intelectual

    · Um dia de surf para todos

    · Onda Pura Surf Center / Praia de Matosinhos

    Outras actividades:

    - Plastic Free - Campanha de sensibilização ambiental

    · Datas - setembro a dezembro 2021

    · Limpezas de praia e acções de sensibilização

    · Local - Praia de Matosinhos e Praia Internacional do Porto

    - Exposição de fotografia

    · Datas 15 a 30 setembro

    · Tema "O Surf na nossa Terra"

    · Seleção de 20 fotografias do surf e da frente Atlântica das cidades Porto e Matosinhos, da autoria do conceituado fotógrafo de surf Tó Mané, entre outros fotógrafos da região convidados

    · Local - Marginal de Matosinhos

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Surf
  • Câmara Municipal do Porto
  • Câmara Municipal de Matosinhos
  • Onda Pura Surf Center
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Porto & Matosinhos Wave Series
  • Competição
  • Sustentabilidade
  • Norte
  • sup
  • stand up paddle
  • Fotografia
    Wave Series
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 26
Maya Gabeira sofre lesão na Praia do Norte
outubro 26
Câmara de Oeiras avança com requalificação da Praia da Torre
outubro 25
Orcas danificam leme de veleiro ao largo de Sines
outubro 26
ICNF deteta 46 infrações em fiscalização de autocaravanismo e campismo selvagem
outubro 26
Adeus bom tempo: outubro vai despedir-se com chuva e descida das temperaturas máximas
outubro 25
Voltou! Ítalo Ferreira esteve a dropar as bombas do Canhão da Nazaré (Vídeo)
outubro 25
Novos campeões nacionais de bodyboard Open vão ser encontrados em Peniche