Homepage
- O evento vai também estabelecer um novo máximo em termos de surfistas femininas presentes.
-
-
É já a partir de sábado, dia 29 de maio, e até ao dia 6 de junho que El Salvador vai receber o Mundial de Surf ISA, evento que irá definir as últimas vagas para a prova olímpica de surf nos Jogos de Tóquio'2020, a realizar no verão.
Esta é uma competição que deveria ter sido celebrada no ano passado, mas o rebentar da pandemia de Covid-19 levou ao seu adiamento, tal como sucedeu com os Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, um ano depois, a pandemia continua, mas já é possível colocar a prova na água debaixo das indispensáveis medidas sanitárias, delineadas pela Associação Internacional de Surf (ISA) em conjunto com o Governo de El Salvador.
Durante pouco mais de uma semana, teremos em competição 257 surfistas em representação de 52 nações, entre elas Portugal, cuja comitiva liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, já chegou a este país da América Central. De acordo com a ISA, este número de atletas representa um novo máximo em termos de inscritos na era moderna deste evento, isto é, desde 2013.
Na cidade costeira de El Tunco, estarão em disputa 12 vagas olímpicas, sendo sete destinadas ao setor feminino e cinco ao setor masculino. Outro dos dados curiosos à volta deste Mundial ISA é que teremos um número recorde de surfistas femininas presentes, 122 no total, o que representa 47% do universo de atletas. Este será o terceiro certame consecutivo em que é estabelecido um novo recorde, naquele que é mais um passo da ISA em termos da igualdade de género.
"Vivemos tempos históricos para o surf, pois vamos coroar os campeões dos ISA World Surfing Games e completar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio A edição de 2021 do Mundial ISA será, sem dúvida, uma das mais especiais de toda a história. Em todo o mundo vivemos um momento desafiante, mas conseguimos demonstrar toda a nossa capacidade de resiliência. O nosso desporto e a nossa comunidade estão mais fortes do que nunca", assegura Fernando Aguerre, presidente da ISA.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Ben Reed
-
FonteRedação
