Homepage

  • Portugal sofre primeiro revés em El Salvador, mas continua com boas perspetivas
    01 junho 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Para esta terça-feira, a prova vai avançar a bom ritmo e vai ficar já marcada pela realização da ronda 3, onde Portugal tem 5 surfistas (3 femininos e 2 masculinos) em ação.
  • A Seleção portuguesa viveu esta segunda-feira um dia positivo no Mundial ISA de El Salvador, ainda que tenha ficado marcado pela primeira derrota e consequente ida para a repescagem de um surfista português. Na prova masculina Miguel Blanco não conseguiu avançar à ronda 3, ao contrário de Frederico Morais e Vasco Ribeiro. Já na prova feminina o trio de portuguesas fez o pleno.

    Tudo começou com a estreia de Yolanda Hopkins e Carolina Mendes na prova feminina, elas que estavam inseridas nos heats ainda por realizar da ronda inaugural. Yolanda venceu de forma categórica o heat 26, somando 14,34 pontos. A surfista algarvia deixou a porto-riquenha Faviola Alcalá no 2.º posto, atirando para a repescagem a indonésia Dhea Natasya e a guatemalteca Barbara Sandoval.

    Pouco depois, no heat 30, Carolina Mendes também conseguiu avançar para a ronda 2, embora tenha terminado no 2.º posto, com 9,07 pontos, superada apenas pela indonésia Taina Izquierdo, com a porto-riquenha Mia Calderon e a guatemalteca Tiziana Prem a serem relegadas para a repescagem.

    A prova feminina avançou a todo o gás para a fase seguinte, onde o equilíbrio já era bem mais notório. Mas nem por isso Teresa Bonvalot deixou de vencer o heat 4 da ronda 2. A campeã nacional somou 11,10 pontos e superou por muito pouco a peruana Daniella Rosas (10,94), surfista que ficou famosa depois de ter conquistado a primeira vaga olímpica, que esteve em disputa nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Teresa ajudou ainda a atirar para a repescagem Chelsea Roett, de Barbados, e a israelita Noa Lelior.

    Ao final do dia foi a vez de Yolanda e Carol voltarem a entrar na água e mesmo perante condições de mar muito difíceis e com scores baixos, as portuguesas conseguiram fazer o pleno neste segundo dia de ação. Yolanda Hopkins somou 8,4 pontos e foi apenas superada pela peruana Melanie Giunta, atirando a ex-top mundial Chelsea Tuach, de Barbados, e a israelita Advah Bar Sade para a repescagem.

    Carolina Mendes também foi segunda no seu heat, com 5,13 pontos, superada pela italiana Claire Bevilacqua, mas à frente da mexicana Shelby Detmers. Isto numa bateria em que a campeã mundial Carissa Moore não marcou presença, depois de grande parte dos surfistas do WCT que já estão apurados para os Jogos Olímpicos terem abandonado a competição, numa espécie de boicote devido aos vários casos de Covid-19.

    Na ronda 3, onde já só restam 32 surfistas em prova no quadro principal, Teresa Bonvalot vai estar no heat 2 frente à australiana e top mundial Sally Fitzgibbons, à mexicana Asaya Brusa e à norte-americana Alyssa Spencer. Yolanda Hopkins compete no heat 7 e tem pela frente a uruguaia Marcela Machado, a italiana Claire Bevilacqua e a australiana e sete vezes campeã mundial Stephanie Gilmore. Por fim, no oitavo e último heat da ronda, Carolina Mendes defronta a peruana Melanie Giunta, a porto-riquenha Faviola Alcalá e a indonésia Taina Izquierdo.

    Na prova masculina o dia foi mais curto para os portugueses, com Frederico Morais e Vasco Ribeiro a repetirem a boa forma demonstrada na véspera. Kikas surfou no heat inaugural da ronda 2 e venceu uma disputa muito equilibrada, conquistando 12,67 pontos, que deixaram o panamiano Isauro Elizondo no 2.º posto, com o mexicano Dylan Southworth e o marroquino Ramzi Boukhiam a seguirem para a repescagem.

    Já Vasco Ribeiro venceu o heat 6, com um score de 13,33, deixando no segundo posto o sul-africano e top mundial Matthew McGillivray, e atirando para a repescagem o equatoriano Jonathan Zambrano e o alemão Dylan Groen, um dos vários surfistas da equipa germânica que reside em Portugal.

    Por fim, as coisas já não correram tão bem a Miguel Blanco, que até conseguiu um score de 11,10 pontos, mas foi superado pelo japonês Hiroto Ohhara (13,66) e pelo indonésio Oney Anwar (13), com o nicaraguense Cesar Amador a terminar no 4.º e último posto. Agora, Blanco espera pelo arranque da repescagem para conhecer os adversários que terá pela frente na ronda 2 dessa fase, sabendo de antemão que o suíço Michel Zaugg é um deles e que a partir daqui em caso de derrota fica automaticamente eliminado.

    Enquanto isso, no heat inaugural da ronda 3 Frederico Morais vai ter pela frente Josh Burke, de Barbados, o júnior norte-americano Ryan Huckabee e ainda o francês e colega de Tour Jeremy Flores. Por sua vez, Vasco Ribeiro está inserido no heat 4, onde também estão o israelita Yoni Klein, a venezuelano Francisco Bellorin e o indonésio Rio Waida.

    A prova ficou ainda marcada pela saída de cena de vários tops mundiais. Além de Carissa, também Caroline Marks, Gabriel Medina ou Tatiana Weston-Webb já estão fora de cena. Algo que pode não interferir nas contas olímpicas, com estes apenas a já não serem obstáculos pelo caminho, mas que terá um grande contributo para os títulos coletivos em disputa. E a verdade é que Portugal surge já como uma das equipas mais bem posicionadas nesta fase do campeonato.

    Para esta terça-feira, a prova vai avançar a bom ritmo e vai ficar já marcada pela realização da ronda 3, onde Portugal tem 5 surfistas (3 femininos e 2 masculinos) em ação. Esta será uma fase decisiva para os portugueses se afirmarem na competição, rumo às rondas finais. Da parte da tarde será dado o arranque das repescagens, mas só se realizará a ronda inaugural, o que faz com que Miguel Blanco não entra hoje em ação.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • El Salvador
  • Portugal
  • ISA World Surfing Games
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa