Homepage

  • Maio cheio de surf: WCT, Liga MEO, QS em Portugal e ISA World Surfing Games
    03 maio 2021
    arrow
    arrow
  • Campeonatos de surf não vão faltar nas próximas semanas e nos mais diversos horários.
  • Um dos desportos mais afectados pela pandemia do novo coronavírus foi, sem dúvida, o surf de competição. A doença que nos idos de março de 2020 virou o mundo do avesso provocou uma gigante paralisação nas competições de surf em termos internacionais, de tal forma que no último ano nem sequer houve circuito mundial.

    Mais de um ano depois da chegada da pandemia as dificuldades para compor o calendário internacional continuam, mas temos o Mundial de Surf a decorrer de forma normal na Austrália, graças à solução encontrada pela World Surf League de realizar quatro campeonatos em território 'aussie' no espaço de dois meses. Sempre com Frederico Morais presente, ele que tão boa conta de si tem dado entre a elite do surf mundial.

    Por cá, vamos tendo a nossa Liga MEO Surf. Competição que atribui os títulos máximos do surf nacional e que nestes tempos de incerteza vai trilhando de forma exímia o seu caminho, possibilitando aos jovens surfistas portugueses terem um importante espaço de competição, crescimento e desenvolvimento do seu surf. 

    Depois de em 2020 a Liga MEO Surf ter sido a primeira competição de surf em todo o mundo a ser retomada após o despoletar da pandemia de Covid-19, no presente ano a Liga MEO voltou a indicar o caminho, pelo menos no Velho Continente. No passado mês de abril, o Allianz Ericeira Pro foi a primeira prova de surf a realizar-se na Europa em 2021.

    É neste cruzamento da Liga MEO Surf e da ação que tem vindo a acontecer de madrugada lá nos antípodas que desembocamos neste mês de maio. Mês esse que à primeira vista dá um cheirinho daquilo que era o calendário do surf antes da chegada do maldito vírus. E com Portugal bem no centro da ação.

    Ora vejamos. Em termos de World Championship Tour (WCT) para além do Margaret River Pro, que tem vindo a decorrer de há dois dias a esta parte, vamos ter o Rip Curl Rottnest Search, cujo período de espera decorrerá entre os dias 16 e 26 de maio. Uma etapa inédita no WCT e que está a gerar muita expectativa. Vai colocar um ponto final na longa perna australiana e traz de volta ao Mundial o histórico conceito 'The Search'. 

    Deixando de lado o WCT, maio é o mês que vai marcar o regresso das provas do circuito mundial de qualificação (WQS) à Europa. Em Portugal, pois claro. Mais de um ano depois e na sequência do arranque do mesmo na Austrália, em fevereiro.

    Serão dois QS3000 para os homens e um QS1000 para as senhoras. Este retorno irá acontecer com a realização do Estrella Galicia Pro Santa Cruz, entre 11 e 16 de maio, e logo a seguir o Estrella Galicia Caparica Surf Fest, de 18 a 23 de maio. 

    Ainda dentro do contexto internacional, neste quinto mês de 2021 irá para a água o Mundial de Surf ISA em El Salvador. Entre os dias 29 de maio e 6 de junho as seleções nacionais, entre as quais Portugal, estarão reunidas no país caribenho em busca das últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a realizar no verão. Evento ao qual a seleção liderada por David Raimundo já garantiu, pelo menos, um passaporte.

    E para completar o ramalhete de um maio gordo de surf não poderia a faltar a nossa Liga MEO Surf. É já dentro de poucos dias, de 7 a 9 de maio, que os melhores surfistas nacionais vão viajar até ao Norte do país para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro. Etapa que simboliza o fim da primeira parte da Liga MEO de 2021.

    Como podem ver, provas de surf não vão faltar nas próximas semanas e nas mais diversas fases do dia, inclusive madrugadas. Esperamos que maio seja um mês que marque um antes e um depois no que diz respeito ao surf de competição à escala global e que daqui em diante tudo possa apresentar um cenário de maior normalidade, ainda e sempre debaixo do contexto pandémico.

    Para já, o melhor é apontarem tudo nas vossas agendas e começarem a coordenar horários para o que aí vem. Promete!

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • WSL
  • World Surf League
  • World Championship Tour
  • Portugal
  • ISA World Surfing Games
  • WCT
  • wqs
  • World Qualifying Series
  • Austrália
  • El Salvador
  • liga meo surf
  • Liga MEO Surf 2021
  • Fotografia
    WSL
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 29
Yolanda Hopkins: “Se alguém me apoiar a sério, não vou desiludir”
julho 29
Teresa Bonvalot: 'Estar nos Jogos Olímpicos não está ao alcance de qualquer atleta'
julho 29
Frederico Morais já regressou aos treinos no mar
julho 29
A Cinderela que quebrou os estigmas do surf (e do desporto) nacional!
julho 28
Seleção Nacional de Surf regressa a casa esta quinta-feira
julho 28
Em Tóquio'2020, regressou o bom e velho Owen Wright: 'Muitos pensavam que não ia chegar às medalhas'
julho 28
Amuro Tsuzuki, um nome destinado a fazer historia pelo Japão