Homepage

  • Mais duas praias fluviais vão nascer no Alqueva
    07 maio 2021
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O Alqueva passará a contar com cinco praias fluviais.
  • A albufeira do Alqueva vai ganha duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros.

    O projeto da Câmara de Alandroal vai “nascer” nas Azenhas d’El Rei, perto da aldeia de Montes Juntos. À agência noticiosa Lusa, João Grilo, presidente do município explicou que este é "um local que, já antes do enchimento do Alqueva, era procurado como zona recreativa e ao qual estavam também associados os antigos moinhos”, agora submersos, referiu, indicando que o objetivo é “manter esse ambiente” que existia do Rio Guadiana.

    Segundo o autarca, o auto de consignação para a construção da praia fluvial já foi assinado com a empresa que venceu o concurso público. “O prazo de execução da obra é de quatro meses, mas estamos a pedir à empresa” construtora “para tentar encurtar este prazo para que possamos colocar a infraestrutura à disposição das pessoas o mais cedo possível”, frisou. Nesse sentido, sublinhou, o município alentejano ambiciona abrir a nova praia fluvial “no início de agosto“.

    João Grilo precisou que o projeto envolve um investimento de 714 mil euros, dos quais 300 mil são financiados pelo Turismo de Portugal, na sequência da aprovação de uma candidatura da autarquia ao programa Valorizar. A futura praia fluvial vai ter um areal com uma extensão de 148 metros, além de infraestruturas de apoio, como bar, balneários e casas de banho, ancoradouro, parque de merendas e, posteriormente, um outro para caravanas. Esta zona tem “a vantagem de ter praticamente em frente, do lado espanhol, a praia fluvial de Cheles, que tem tido muita procura e que pode fazer com haja uma interação interessante com a movimentação de barcos de um lado para o outro”, observou.

    Mais a sul, junto à aldeia de Alqueva, precisamente a que deu o nome à albufeira, no concelho de Portel, vai surgir este verão também uma praia fluvial, cujas obras já estão mais adiantadas do que as de Alandroal.

    O autarca de Portel, José Manuel Grilo, disse à Lusa que espera que “no princípio da época balnear, em meados de junho, se não houver limitações relacionadas com a pandemia de Covid-19, a praia inicie o seu funcionamento em pleno”.

    “As obras estão praticamente concluídas. Só falta colocarem os equipamentos de apoio”, o que está previsto para o mês de maio, ficando então “pronta para poder ser feita a abertura”, adiantou o presidente do município.

    Situada a cerca de um quilómetro e meio da aldeia, a futura praia fluvial envolve um investimento na ordem dos 400 mil euros. José Manuel Grilo assinalou que o projeto conta igualmente com “um financiamento de 300 mil euros” do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, após ter sido dada “luz verde” a uma candidatura apresentada pela câmara municipal. Com ancoradouro e parque de merendas já anteriormente construídos, assim como um caminho alcatroado, a praia fluvial de Alqueva terá uma extensão de areal na ordem dos 100 metros, bar, balneários e casas de banho, entre outras infraestruturas.

    Estas duas novas praias fluviais do Alqueva vão juntar-se às três que atualmente existem nas margens portuguesas da albufeira, situadas em Amieira, também no concelho de Portel, em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e em Mourão, no distrito de Évora.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • Portugal
  • Verão
  • Época Balnear
  • alqueva
  • Projeto
  • praia fluvial
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 19
Viva o Dia Internacional do Surf!
junho 18
Portugal tem 42 praias interiores com Bandeira Azul, apenas a França tem mais
junho 18
Praia para cães chega a Vila Nova de Milfontes
junho 18
Vigilância regressa este sábado à Praia do Osso da Baleia
junho 17
Jovem surfista de 12 anos sobrevive a ataque de tubarão
junho 16
Vasco Ribeiro pode alcançar título nacional em Sintra
junho 16
Miss Costa Nova Cup 2021 confirmada