Homepage
- A petição pretende igualmente que esta medida possa ser ampliada a outras áreas ao ar livre.
-
-
Em Espanha nos dias de hoje existem mais de três mil praias em que já não é possível fumar, ainda que não existam sanções para quem incorra na violação desta regra. A proibição surge nas praias da Galiza, Astúrias, Andaluzia, entre outras comunidades autónomas.
De acordo com a associação sem fins lucrativos 'No Fumadores' há ainda um "longo caminho a percorrer" nesta temática, pelo que esta entidade gostaria que esta medida fosse alastrada à totalidade das praias do país vizinho. Tudo com o intento de "tornar as praias um lugar mais saudável onde é possível desfrutar do ar livre sem a preocupação do fumo".
Despendendo esforços nesse sentido, o grupo 'No Fumadores' criou uma petição na qual está a recolher assinaturas dos cidadãos. À hora que este artigo é escrito mais de 284 mil pessoas já subscreveram a petição. O objetivo é fazer chegar o mesmo ao Governo de Espanha, nomeadamente o Ministério da Saúde, para que este elabore um projeto de lei que represente um "avanço na política de prevenção do tabagismo, o que inclui converter as praias espanholas em locais livres de fumo".
Para além de toda a poluição que o acto de fumar provoca nas zonas balneares, seja ao nível do areal ou do mar, a associação 'No Fumadores' destaca o problema dos fumadores passivos. Isto é, pessoas que não fumam, mas que acabam por inalar o fumo dos cigarros. Uma situação nociva por exemplo para pessoas com dificuldades respiratórias ou até mesmo crianças.
No texto que acompanha a petição, a associação refere ainda que deseja ver esta medida "ampliada" a outros espaços ao ar livre, como são o caso das piscinas ou dos recintos desportivos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
