Homepage
- Durante várias décadas, as observações de satélite mostraram que a proporção de luz refletida pela neve (albedo) diminuiu.
-
-
A Gronelândia está a ficar mais escura devido à falta de tempestades que trazem a neve fresca e, com menos branco, reflete menos a luz solar, o que acelera o seu aquecimento, de acordo com um estudo publicado recentemente.
A superfície da calota de gelo da Gronelândia aqueceu pelo menos 2,7°C desde 1982, causando um derretimento muito rápido do gelo, lê-se na introdução do trabalho realizado por investigadores da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos da América.
Durante várias décadas, as observações de satélite mostraram que a proporção de luz refletida pela neve (albedo) diminuiu. Mais escura, a Gronelândia está também a ficar mais quente. O motivo deste escurecimento permanece um mistério, tendo os investigadores equacionado se a sua causa será a presença de partículas absorventes de luz na neve (como fuligem da combustão de combustíveis fósseis) ou outra razão.
Em busca da resposta, os investigadores viajaram centenas de quilómetros na Gronelândia para realizar duas campanhas de amostragem e um inquérito, nos verões de 2016 e 2017. O tamanho dos flocos no chão, que refletem a luz, e as impurezas na neve foram medidas em dezenas de locais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
