Homepage
- O atual máximo mundial pertence a Rodrigo Koxa que em 2017 surfou uma onda de 24,38 metros também na Nazaré.
-
-
Realizou-se esta tarde no Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, a apresentação da medição efetuada pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) da onda gigante surfada por Tony Laureano, na Praia do Norte, aquando do histórico swell do passado dia 29 de outubro de 2020.
De acordo com a medição da FMH, o jovem big rider português terá surfado uma onda de 30,9 metros de altura (!), registo a bater nos 31 metros e que caso seja oficializado pelas entidades competentes poderá atribuir a Laureano o recorde oficial da maior onda surfada no mundo.
Desde 2017 que este máximo mundial está na posse de Rodrigo Koxa, isto depois do big rider brasileiro ter surfado uma onda de 24,38 metros, também na Praia do Norte, mas em 2017. A confirmarem-se estes 30,9 metros, o recorde de Koxa é fulminado e pela primeira vez um ser humano terá surfado uma onda igual ou superior a 100 pés (30 metros).
Para chegar a estes 30,9 metros, o professor Miguel Moreira, responsável pelo método da FMH, explicou que a medição foi feita através de um programa informático em que é marcada "a crista da onda, que é o ponto mais alto e a sua base", e avaliado o seu tamanho, tendo como "referencial de escala a altura do surfista".
Para isso, foi identificada, nas imagens disponíveis, o frame em que a "massa de água enorme e dinâmica [...] tinha a altura mais alta", explicou o docente.
Quanto ao protagonista deste momento dentro de água, Tony Laureano diz estar "bastante confiante" de que passará a ser o novo detentor do recorde da "maior onda surfada no mundo".
"Assim que vi as imagens tive a certeza de que esta era a maior onda da minha vida e que podia ter batido o recorde do mundo”, assegura.
Recorde-se que para além desta onda de Tony Laureano, nas últimas semanas também a circulou a notícia de que o brasileiro Lucas Chumbo terá surfado uma onda de 29,26 metros na Praia do Norte nesse mesmo dia. A medição foi feita pelo oceanógrafo físico brasileiro Douglas Nemes.
Tudo não passa de especulações, pelo que agora resta aguardar pelas medições oficiais por parte da World Surf League em conjunto com o Guinness World Records, bem como pelos nomeados e consequentes vencedores anuais dos Big Wave Awards.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaPedro Motas 'Madskills'
-
FonteRedação
