Homepage
- O animal foi encontrado a vaguear na via pública de Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande.
-
-
Através de uma nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, o Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) fez saber que, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, resgatou uma tartaruga leopardo africana que se encontrava a vaguear na via pública da localidade de Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande.
Este episódio ocorreu ontem na sequência de um alerta por parte de um popular. De seguida, os elementos do NPA deslocaram-se ao local e recolheram a tartaruga leopardo africana, Stigmochelys pardalis, com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso.
Trata-se de uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES). Depois de recolhido, o animal foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.
A GNR recorda que a tartaruga leopardo africana é uma "espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal" e "reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies".
Na mesma nota, a GNR indica que caso ocorram situações semelhantes "poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaGNR
-
FonteRedação
