Homepage
- O animal foi rebocado para uma área fora de água já na foz do rio Guadiana.
-
-
As autoridades marítimas conseguiram ontem rebocar para zona segura a baleia que encalhou na passada terça-feira na Praia de Santo António, em Vila Real de Santo António.
Durante a manhã da última quarta-feira, com a maré cheia, foi possível rebocar o cetáceo morto desde a zona ponte do molhe da barra do Guadiana, na praia de Santo António, para uma área fora de água já na foz do rio, pertencente à autoridade marítima, a Docapesca, explicou o capitão do porto local, Rui Vasconcelos Duarte, à agência noticiosa Lusa.
A baleia foi transportada "para uma área de estaleiro, em terra, em zona da autoridade portuária, a Docapesca, que está a procurar uma forma de conseguir retirar o animal do local para ser removido, eventualmente para aterro", afirmou a mesma fonte.
"Fez-se o reboque até aquela zona e a baleia foi depois puxada para terra por uma grua, utilizada para colocar e retirar embarcações da água", acrescentou o capitão do porto algarvio, reconhecendo que "quanto mais célere for a operação de remoção da baleia melhor", devido à decomposição do corpo.
Rui Vasconcelos Duarte referiu que participaram na operação para rebocar a baleia elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, da Polícia Marítima, da Estação salva-vidas de Vila Real de Santo António e da Docapesca.
Recorde-se que o cetáceo foi encontrado morto na terça-feira de manhã, na praia de Santo António, mas foi durante o dia arrastado pelo vento para o lado poente do molhe da barra do rio Guadiana, onde permaneceu até esta quarta-feira.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
