Homepage

  • Praia da Tocha vai ter novos passadiços no verão
    16 abril 2021
    arrow
    arrow
  • Obra surge no processo de requalificação e reforço do sistema dunar.
  • Em comunicado oficial, a Câmara Municipal de Cantanhede revelou que a Praia da Tocha vai contar com novos passadiços já neste verão, "estruturas que vão ser instaladas no âmbito de um processo que envolve a requalificação e reforço do sistema dunar".

    Segundo a autarquia local, os atuais passadiços necessitam de ser mudados, pois "muitos deles estão bastante danificados e, em alguns casos, soterrados", uma vez que foram colocados há duas décadas.

    A requalificação e reforço do cordão dunar da Praia da Tocha é um trabalho que tem o "objetivo de aumentar a capacidade de retenção das areias e torná-lo mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar". 

    Por isso, irá contemplar o "repovoamento vegetal com espécies adaptadas ao ecossistema existente, para fixar as areias e estimular a biodiversidade local, de modo a assegurar o controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras (acácias, chorão das praias e outras) e sua substituição por plantas autóctones (Cordeiro-da-praia, Feno-das-areias, Estorno, Cardo-marítimo, Camarinheiras e outras) que fixam a areia com as suas raízes e têm uma incrível resistência à salinidade, às grandes amplitudes térmicas, ao excesso de luminosidade e à falta de água doce".

    Ao mesmo tempo serão colocadas "paliçadas de regeneração dunar, principalmente a norte da Vala da Levadia, de modo a estabilizar e intensificar a retenção da areia na duna que tem vindo a sofrer um processo de erosão muito significativo, e serão substituídos os passadiços de acesso ao areal da praia".

    Por último, nesta obra adjudicada pelo Município de Cantanhede e com o custo de 266.333 euros, irá proceder-se à "instalação de painéis informativos de sensibilização aos visitantes sobre a necessidade de promover a conservação da vegetação dunar e para evitarem aceder ao cordão dunar fora dos passadiços".

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Praia da Tocha
  • Cantanhede
  • Passadiço
  • requalificação
  • Obras
  • Cordão Dunar
  • Câmara Municipal de Cantanhede
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 29
Câmara Municipal de Valpaços aposta em praias fluviais para reforçar o turismo de natureza
março 29
Regulamento do Passatempo MEO Beachcam/Mercedes-Benz | Antestreia 2ª Temporada '100 Foot Wave'
março 29
II Arade Clássico levou surf, arte e música a Portimão
março 29
Navio que se incendiou ao largo da Foz do Douro já atracou no porto de Leixões
março 28
Microplásticos estão a afetar as aves marinhas mostra estudo com investigadores dos Açores
março 28
Nova abertura da Lagoa de Santo André ao mar vai ocorrer em maio
março 27
O domingo de Gabriela Dinis: de eliminada ao início da tarde à festa da vitória no pôr do sol do Cabedelo