Homepage
- O estado do mar também vai agravar-se nos próximos dias na costa continental portuguesa. Ondas podem chegar até aos 3,5 metros de altura.
-
-
Esta quarta-feira, dia 21 de abril, está a ser marcada pelo agravamento do estado do tempo em Portugal Continental e também no arquipélago dos Açores, o que já levou à emissão de avisos meteorológicos por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Está de regresso a chuva e ao que parece veio para ficar, pelo menos até ao início da próxima semana. Em comunicado oficial, o IPMA informa que Portugal Continental será atingido pela depressão Lola a partir de sexta-feira, dia 23 de abril.
Desta forma são esperados nos próximos dias "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada". O vento também irá estar mais intenso na sexta-feira. As rajadas podem atingir os 90 km/h nas terras altas.
Para além do mau tempo, o estado do mar em Portugal Continental também irá sofrer um agravamento a partir da tarde de sexta-feira com "ondas de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros de altura significativa na costa ocidental" e na costa sul com "ondas do quadrante sul com 1,5 a 2,5 metros".
A depressão Lola, assim foi nomeada pelo IPMA, não irá só atingir o território continental, mas também os arquipélagos dos Açores e Madeira.
Desde esta tarde que os efeitos da depressão já começaram a ser sentidos nos grupos Ocidental e Central dos Açores.
O IPMA prevê que o período mais crítico seja amanhã, dia 22 de abril, sendo esperado um "aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas entre 120 a 130 km/h nos grupos Ocidental e Central e até 100 km/h no grupo Oriental, precipitação por vezes forte e também um aumento significativo da agitação marítima com ondas de 6 a 7 metros de altura em todos os grupos".
Quanto à Madeira, o estado do tempo começará a ser influenciado pela depressão Lola a partir da tarde desta quinta-feira com a "ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no sábado dia 24 de abril e no domingo dia 25.
Amanhã durante a tarde prevê-se também um "aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte do quadrante oeste, por vezes com rajadas até 80 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira".
Em termos de agitação marítima, esta "deverá aumentar a partir do dia 23 com ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros (com máximos de 7 a 8 metros) na costa norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo. Na costa sul da ilha da Madeira prevê-se também um aumento da agitação marítima com ondas de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros (com máximos de 5 a 6 metros)".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
