Homepage

  • 120 mil árvores e 116 mil arbustos vão ser plantados em Lisboa entre 2022 e 2023
    05 abril 2021
    arrow
    arrow
  • Este é um projeto que pretende dar resposta aos problemas do aumento das ondas de calor.
  • A Câmara Municipal de Lisboa vai adquirir 120 mil árvores, entre as quais sobreiros, azinheiras, carvalhos, oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras, medronheiros, além de 116 mil arbustos, para mitigar os efeitos da “ilha de calor urbana”.

    A proposta para a abertura do concurso público para a aquisição de 120 mil árvores e 116.399 arbustos, “num total de 236.399 exemplares para assegurar continuidade à resposta à plantação em larga escala em curso no âmbito da ação C4 do projeto LIFE”, foi aprovada na reunião privada do executivo da Câmara de Lisboa que decorreu na passada quinta-feira, dia 1 de abril.

    O documento, subscrito pelo vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, foi aprovada por maioria, com o voto favorável de PS, BE, PCP e PSD e a abstenção do CDS-PP.

    Segundo informação divulgada anteriormente pela Câmara de Lisboa, o “projeto, no âmbito das políticas de adaptação climática”, prevê “dar resposta aos problemas do aumento das ondas de calor, cujos efeitos nas cidades serão maximizados por via do maior artificialismo [fenómenos da ‘ilha de calor urbana’]”.

    De acordo com o gabinete do vereador do Ambiente, serão plantados sobreiros, azinheiras, carvalhos, oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras, medronheiros, entre outras espécies, e haverá também “algumas espécies destinadas a zonas mais húmidas, próximas a linhas de água, como os freixos ou os salgueiros, em menor número”.

    Relativamente aos arbustos, o município vai apostar nos de “maior porte”, de modo a “contribuir para ajudar a criar manchas densas de sombra e, sobretudo, servirem de suporte ao estabelecimento inicial do arvoredo”.

    “As áreas de plantação serão distribuídas em várias áreas, designadamente do corredor verde oriental, corredor verde periférico, 2ª circular, Alta do Lumiar, Olivais e Parque Florestal de Monsanto”, ainda segundo a autarquia, que também já adiantou que a plantação irá decorrer em 2022 e 2023.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Lisboa
  • Árvores
  • plantação
  • Plantação de árvores
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 08
Aviso amarelo de chuva alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal
fevereiro 08
Condomínio privado vai nascer bem próximo de Ribeira d'Ilhas para 'atrair entusiastas de surf'
fevereiro 08
Fundo dinamarquês quer investir oito mil milhões de euros em energia eólica ao largo da Figueira da Foz
fevereiro 07
O tempo vai mudar esta quarta-feira: vem aí chuva em especial na região Sul
fevereiro 07
Seleção Nacional de Surf inicia operação Mundial ISA/Eurosurf com estágio em Peniche
fevereiro 07
Caparica recebe em março prova de qualificação para a Liga MEO Surf 2023
fevereiro 07
Cursos de Treinadores de Surfing Grau I/Surf Grau II da ASIP alargados a novos locais e já com inscrições abertas