Homepage
- O navio terá capacidade para transportar 19 viaturas e 260 passageiros.
-
-
Foi apresentado na semana passada nos estaleiros da Navatalgus, no Seixal, o projeto de construção do primeiro ferryboat português 100% elétrico.
Um projeto que integra a operação Aveirobus, naquela que será a construção do Grupo ETE para a Câmara Municipal de Aveiro, num investimento superior a sete milhões de euros.
Em comunicado oficial, a autarquia aveirense indica que esta é a "primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, e para servir uma região portuguesa".
O navio irá "assegurar a travessia entre São Jacinto e o forte da Barra". O ferryboat terá "zero emissões de CO2" e permitirá a "redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético".
O ferryboat amigo do ambiente terá capacidade para transportar 19 viaturas (mais 30% do que o atual ferry) e 260 passageiros (mais 90%).
Para José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), é "muito relevante o facto do 1.º Ferryboat Elétrico a operar em Portugal e na Europa do Sul acontecer na Região de Aveiro. É sintomático do que estamos a realizar na Região e no Município, conjugando as potencialidades Culturais e Ambientais da Ria de Aveiro com a Tecnologia. Na CMA continuamos o nosso trabalho de contributo para redução da pegada ecológica, que terá no novo ferryboat mais um instrumento, a somar aos 27 moliceiros com motores elétricos”, afirmou.
“Importa, no entanto, sublinhar que o novo ferryboat elétrico vem em primeiro lugar, dar a garantia de mobilidade e igualdade de oportunidades para os nossos cidadãos de São Jacinto e só por isso, este é um investimento que vale cada cêntimo que nele depositamos” entende Ribau Esteves.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
