Homepage
- A partir da tarde de sábado os efeitos do swell devem começar a ser sentidos.
-
-
É verdade que o inverno já acabou e estamos na primavera no hemisfério norte, pelo que estes são dias que habitualmente marcam o fim de mais uma temporada de ondulações grandes.
Porém, este ano a coisa parece ser diferente, pelo menos a fazer fé nos charts do site 'Magicseaweed'. E tudo por culpa não de um, mas sim de dois swells (!). Estas são ondulações que parecem deixar antever agitação em vários spots espalhados pela Europa nos próximos dias.
De acordo com o 'Magicseaweed', espera-se um que desses swells chegue proveniente do norte, atingindo a Irlanda já na sexta-feira, enquanto o outro swell tem a sua ação mais a sul, incidindo mais sobre o arquipélago dos Açores e a costa continental portuguesa. Aqui os olhares estarão naturalmente apontados ao Canhão da Nazaré.
Nas cogitações não está um histórico swell XXL como aquele que quebrou há praticamente cinco meses, no passado dia 29 de outubro, mas este deverá ser um swell XL que já vai permitir animação na Praia do Norte.
Na Nazaré, perspetiva-se que os efeitos deste swell comecem a ser sentidos durante a tarde de sábado, dia 27 de março, prolongando-se no domingo. Aí deverá atingir o seu pico durante a manhã, decrescendo rapidamente durante o resto do dia. Com ventos favoráveis offshore, as previsões do 'Magicseaweed' apontam para uma ondulação que poderá vir a atingir os seis metros (20 pés).
Importa relembrar que apesar de ser esperada ação dentro de água, seja na remada ou em tow-in, estamos num período de confinamento geral devido à pandemia de Covid-19.
A isto agrava-se as restrições impostas à circulação entre concelhos, no âmbito do período pascal, a partir das 00h00 de sexta-feira, dia 26 de março, pelo que as pessoas não devem deslocar-se até à zona do Canhão da Nazaré para assistir à ondulação.
Para aqueles que pretendam acompanhar a ação, podem sempre ver tudo através das 3 Live Cams que temos localizadas na Nazaré: (Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte ; Porto de Abrigo)
Ver para crer!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaLeo Domingos
-
FonteRedação
