Homepage

  • Programa Atlantis vai sensibilizar jovens estudantes para o tema dos oceanos
    09 março 2021
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O projeto pretende promover a literacia do oceano através de uma série de atividades.
  • O Programa Atlantis é o primeiro projeto de educação ecológica subaquática para escolas em Portugal e pretende promover a literacia do oceano através de uma série de atividades e ações que terão início no próximo dia 15 de março.

    O projeto, que vai abranger 470 alunos de Sesimbra, propõe a realização de sessões de 'freediving', limpeza de praias, palestras com especialistas e um 'workshop' para incluir algas na dieta alimentar.

    Violeta Lapa, fundadora da empresa Oceans and Flow e uma das educadoras subaquáticas responsáveis pela idealização do Programa Atlantis, explica que este programa pretende formar os jovens para fazerem a diferença no futuro.

    "Trouxemos estas pesquisas aquáticas para a sala de aula, com uma linguagem acessível e empática para os jovens, apostando nesta geração, que pode fazer a diferença no futuro. Esta é uma primeira edição, que vai ter continuidade, não só em termos de capacitação de mais alunos, mas também com a formação de uma rede de educadores subaquáticos, com quem queremos partilhar esta metodologia", conta a especialista.

    A ideia do Programa Atlantis passa por promover uma relação mais próxima com o oceano e a organização espera conseguir inspirar outras comunidades e outras escolas do país a ter um contacto direto com o mar, fomentando a conexão dos jovens com a natureza.

    O Programa Atlantis aposta na educação vivenciada pelos alunos, alertando-os para a necessidade de preservar e diminuir o impacto da ação humana nos ambientes marinhos. Nesse sentido, os alunos vão ainda participar em visitas às pradarias marinhas do Sado e ações de limpeza da praia.

    Estão ainda incluídas no programa inclui ainda ações e eventos abertos à comunidade nas 'Ocean Talks', uma palestra 'online' com oito especialistas convidados, que irão partilhar a sua relação com o mar, os seus projetos e outras histórias ligadas ao oceano, o workshop "De Corpo e Alga" que, com a ajuda de um biólogo marinho, convida os participantes a recolher algas do mar para saber mais sobre o seu valor nutricional e como podem ser cozinhadas e incluídas na dieta alimentar.

    O programa terminará com uma exposição na marginal da Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, com fotografias de todas as etapas do projeto, numa galeria ao ar livre.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Natureza
  • mar
  • Ecossistema
  • Oceano
  • praia
  • Portugal
  • Habitats
  • Ação de sensibilização
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja