Homepage
- A iniciativa esteve presente em 15 praias, de norte a sul do país e, fora da época balnear, promoveu oito ações de limpeza.
-
-
Durante o ano passado, o projeto TransforMAR recolheu 47,4 toneladas de plástico das praias transformando os detritos em donativos monetários, perfazendo um apoio de mil euros para IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).
"A iniciativa esteve presente em 15 praias, de norte a sul do país e, fora da época balnear, promoveu oito ações de limpeza, com os voluntários da Brigada do Mar, ao longo de mais de 200 quilómetros de costa", adiantaram os promotores do projeto.
De acordo com a organização, a iniciativa, que vai na terceira edição, recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico - superando as 2,6 toneladas de 2019 - durante os meses de julho, agosto e setembro, através de depósitos de utilização para veraneantes.
"Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício direto para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo atual contexto de pandemia, o projeto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença", realçam os promotores.
Ao longo do ano passado, segundo os promotores, 76 voluntários conseguiram retirar da orla marítima 42 toneladas de plásticos - quase 80% do total de resíduos recolhidos - em oito ações de limpezas de praias, numa extensão de 200 quilómetros de costa.
"Selecionadas pelas câmaras municipais que têm demonstrado um papel ativo na proteção do planeta, desde a primeira edição do TransforMAR, 15 IPSS irão receber um apoio de mil euros cada, na sequência da valorização de cada tonelada de plástico recolhido, para melhor servirem a comunidade", adiantaram, lembrando que, nas edições anteriores, o plástico recolhido foi transformado "em equipamentos para a prática de atividade física e em mobiliário urbano".
O projeto TransforMAR é uma iniciativa dos supermercados Lidl e da Electrão, Associação de Gestão de Resíduos, responsável por três sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: equipamentos elétricos, pilhas e embalagens.
Tem como parceiros entidades como a Associação Bandeira Azul da Europa, as organizações ambientalistas Quercus, ZERO e a Agência Portuguesa do Ambiente. Conta ainda com apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
