Homepage
- A trajetória do icebergue é imprevisível. Pode afastar-se, encalhar ou continuar perto da placa de gelo Brunt, da qual separou-se.
-
-
Tudo aconteceu na passada sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Dia em que um icebergue com 1270 quilómetros quadrados, maior do que a cidade de Nova Iorque e 12 vezes maior do que a área de Lisboa, separou-se da placa de gelo Brunt, na Antártida.
Esta é uma separação que não constitui uma surpresa para a comunidade científica, que já há um ano sabia que tal estava para acontecer. Nos últimos meses, segundo a British Antarctic Survey (BAS), foram registadas falhas com mais de 150 metros de comprimento no glaciar, indício de que a separação estava iminente.
A separação ocorreu quase uma década depois dos cientistas terem detetado pela primeira vez fissuras na plataforma de gelo.
Agora, a placa de gelo move-se em direção ao mar a uma velocidade de cerca de dois quilómetros por ano.
A trajetória é imprevisível. De acordo com os especialistas da BAS, a placa de gelo pode afastar-se, encalhar ou continuar perto da placa de gelo Brunt.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
