Homepage
- Em Portugal, esta data será assinalada com iniciativas em vários pontos do país.
-
-
Assinala-se hoje, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, data aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) por resolução em 1993.
O tema escolhido para 2021 é 'Valorizar a Água', com o intuito de alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.
Em Portugal, este Dia Mundial da Água será assinalado com iniciativas em vários pontos do país, para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural.
Numa sessão digital, na qual é esperada a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Grupo AdP - Águas de Portugal apresenta alguns projetos de inovação em curso.
No mesmo encontro virtual, está prevista a assinatura de um protocolo de financiamento relativo a novos projetos com o Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Ainda relativamente a esta data, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) desafia os portugueses a "fechar a torneira" durante uma hora, entre as 22h00 e as 23h00 desta segunda-feira. A campanha 'H2off' pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras nesse período, uma forma de tomarem consciência da importância da água.
A Águas do Tejo Atlântico assinala o dia com um conjunto de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das fábricas de água na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular.
O Dia Mundial da Água é também o motivo para ações com cerca de 50 turmas de escolas dos municípios de Cascais e Loures que abordam o tema 'Para onde vai a água depois de utilizada?'.
Já amanhã é a vez de alunos dos três agrupamentos escolares da Lourinhã participarem em ações de sensibilização, no âmbito do Programa EcoEscolas e, em Óbidos, é destacado o projeto Peixes Nativos, com a inauguração de painéis afixados junto aos rios Real e Arnóia.
Por último, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, em colaboração com a Águas de Portugal, promove o ciclo de conversas 'A Última Gota', com transmissão em direto através do seu canal no You Tube.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
