Homepage

  • Terá Lucas Chumbo surfado uma onda de 30 metros na Nazaré!?
    29 março 2021
    arrow
    arrow
  • O oceanógrafo físico brasileiro baseou-se na altura de Lucas Chumbo, que é 1,90 metros, para chegar a este cálculo.
  • Desde o passado dia 29 de outubro, quando um mega swell atingiu a Praia do Norte na Nazaré, que muito se especula sobre a possibilidade de o recorde do Mundo para a maior onda surfada ter sido batido. Contudo, enquanto a WSL, em conjunto com o Guinness, não anunciar os vencedores anuais e as medições oficiais tudo não passa de especulação. Só que no Brasil já apontam a onda surfada nesse mítico dia por Lucas Chumbo como a grande candidata a novo recorde mundial.

    De acordo com uma medição feita pela especialista Douglas Nemes, a onda surfada espetacularmente por Chumbo terá chegado quase à casa dos 30 metros, mais concretamente 29,26 metros. A confirmar-se são números astronómicos, e que pulverizam o atual recorde, pertencente ao também brasileiro Rodrigo Koxa, com 24,4 metros.

    O oceanógrafo físico brasileiro baseou-se na altura de Lucas Chumbo, que é 1,90 metros, para chegar a este cálculo. “Na imagem está bem definida a base e a crista da onda e isso define onde será obtida a medida da altura de quebra. Ao fazer a decomposição da imagem em unidades de medida e obter a forma do vortex da onda, a foto está pronta para o cálculo. Por outro lado, a referência conhecida (altura do surfista) estava prejudicada na imagem original, faltando nitidez e luz. Isso foi o fator mais difícil no cálculo”, explicou Douglas Nemes.

    Recordemos que 30 metros representam 100 pés [30,48 metros, mais precisamente], a medida que é afirmada como o Santo Graal do surf de ondas grandes. Ou seja, aquilo que praticamente todos os “caçadores” de ondas gigantes procuram durante toda a sua carreira. Por alguma razão, o big rider brasileiros afirmou logo que aquela era a onda da sua vida.

    Agora, resta perceber qual será a medição oficial por parte das entidades que regulam os WSL Big Wave Awards. Isto depois de no ano passado ter existido alguma polémica em relação à medição do novo recorde mundial feminino, batido mais uma vez por Maya Gabeira, quando a francesa Justine Dupont alegou que a sua onda não foi medida a partir da base.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Livro dos Recordes do Guinness
  • Recorde Mundial
  • Maior Onda
  • nazaré
  • Lucas Chumbo
  • praia do norte
  • ondas gigantes
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 22
Surf Clube de Viana faz história! É a primeira instituição do mundo a receber o certificado STOKE Melhores Práticas
outubro 22
Frontón King: Joel Rodrigues diz adeus à prova da categoria Open
outubro 22
Praia do Peneco alvo de 'intervenção porfunda'
outubro 22
Praia do Dragão Vermelho acolhe etapa única do Nacional de Longboard de 2021
outubro 23
Bodyboard: Conta de Instagram da IBC foi hackeada
outubro 22
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia da Europa'
outubro 22
Heat draw definido para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18