Homepage

  • Terá Lucas Chumbo surfado uma onda de 30 metros na Nazaré!?
    29 março 2021
    arrow
    arrow
  • O oceanógrafo físico brasileiro baseou-se na altura de Lucas Chumbo, que é 1,90 metros, para chegar a este cálculo.
  • Desde o passado dia 29 de outubro, quando um mega swell atingiu a Praia do Norte na Nazaré, que muito se especula sobre a possibilidade de o recorde do Mundo para a maior onda surfada ter sido batido. Contudo, enquanto a WSL, em conjunto com o Guinness, não anunciar os vencedores anuais e as medições oficiais tudo não passa de especulação. Só que no Brasil já apontam a onda surfada nesse mítico dia por Lucas Chumbo como a grande candidata a novo recorde mundial.

    De acordo com uma medição feita pela especialista Douglas Nemes, a onda surfada espetacularmente por Chumbo terá chegado quase à casa dos 30 metros, mais concretamente 29,26 metros. A confirmar-se são números astronómicos, e que pulverizam o atual recorde, pertencente ao também brasileiro Rodrigo Koxa, com 24,4 metros.

    O oceanógrafo físico brasileiro baseou-se na altura de Lucas Chumbo, que é 1,90 metros, para chegar a este cálculo. “Na imagem está bem definida a base e a crista da onda e isso define onde será obtida a medida da altura de quebra. Ao fazer a decomposição da imagem em unidades de medida e obter a forma do vortex da onda, a foto está pronta para o cálculo. Por outro lado, a referência conhecida (altura do surfista) estava prejudicada na imagem original, faltando nitidez e luz. Isso foi o fator mais difícil no cálculo”, explicou Douglas Nemes.

    Recordemos que 30 metros representam 100 pés [30,48 metros, mais precisamente], a medida que é afirmada como o Santo Graal do surf de ondas grandes. Ou seja, aquilo que praticamente todos os “caçadores” de ondas gigantes procuram durante toda a sua carreira. Por alguma razão, o big rider brasileiros afirmou logo que aquela era a onda da sua vida.

    Agora, resta perceber qual será a medição oficial por parte das entidades que regulam os WSL Big Wave Awards. Isto depois de no ano passado ter existido alguma polémica em relação à medição do novo recorde mundial feminino, batido mais uma vez por Maya Gabeira, quando a francesa Justine Dupont alegou que a sua onda não foi medida a partir da base.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Livro dos Recordes do Guinness
  • Recorde Mundial
  • Maior Onda
  • nazaré
  • Lucas Chumbo
  • praia do norte
  • ondas gigantes
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 21
O verão já chegou, mas o calor só regressa quarta-feira: temperatura vai subir 10ºC
junho 21
Deslizamento de carga de navio mercante encerrou barra da Figueira da Foz toda a manhã
junho 19
Viva o Dia Internacional do Surf!
junho 18
Praia para cães chega a Vila Nova de Milfontes
junho 18
Mau tempo coloca 13 distritos sob aviso amarelo
junho 18
Vigilância regressa este sábado à Praia do Osso da Baleia
junho 18
Portugal tem 42 praias interiores com Bandeira Azul, apenas a França tem mais