Homepage

  • Milhares de tartarugas devolvidas ao mar após vaga de frio no Texas
    25 fevereiro 2021
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Este é o maior evento de paralisação devido ao frio documentado nos Estados Unidos desde 1980.
  • Uma vaga de frio extremo levou o caos ao Texas nos últimos dias, deixando milhões de pessoas afetadas e cidades completamente paralisadas. Mas a vida animal também sofreu e na ilha texana de South Padre assistiu-se a um fenómeno em que cerca de 5 mil tartarugas deram à costa, afetadas igualmente por essa vaga de frio e de água gelada.

    Rapidamente, vários voluntários uniram-se para tentarem salvar os animais, mesmo que não tivessem eletricidade ou aquecimento para o efeito. Enquanto as temperaturas negativas cortavam a eletricidade e congelavam os canos da água nas casas da ilha de South Padre, no Texas, no Golfo do México, os habitantes da ilha empenhavam-se em salvar tartarugas marinhas congeladas.

    Este é o maior evento de paralisação devido ao frio documentado nos Estados Unidos desde que a Sea Turtle Stranding and Salvage Network, parte da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, começou a manter registos em 1980, diz Donna Shaver, coordenadora da agência. “Por todo o estado, foram registadas mais de 7.000 tartarugas atordoadas pelo frio.”

    Uma frente fria rara vinda do Ártico atingiu o Texas no final da semana passada, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Os animais de sangue frio, como as tartarugas marinhas, dependem do calor ambiente para regular a sua temperatura corporal, e quando a água cai abaixo dos 10 graus – temperatura rara na ilha de South Padre – os batimentos cardíacos das tartarugas marinhas abrandam, deixando-as paralisadas, mas conscientes.

    “Elas sabem que deviam estar a mexer as barbatanas e a erguer a cabeça para respirar. Todos esses instintos estão a acontecer, mas os seus corpos não estão a reagir aos instintos”, diz Wendy Knight, diretora executiva da Sea Turtle Inc., organização sem fins lucrativos que está na ilha a gerir os esforços de resgate das tartarugas marinhas.

    Agora, tartarugas resgatadas de todos os tamanhos e idades estão por toda a parte. “Por todo o lado”, diz Wendy. “Temos tartarugas do tamanho de uma tigela de salada, tartarugas do tamanho de um prato de jantar e algumas tartarugas do tamanho de uma piscina para bebés. Sem este resgate, a população de tartarugas marinhas da ilha teria sido dizimada pelo frio, destruindo quatro décadas de trabalho de conservação que visa proteger as tartarugas ameaçadas da região, que também enfrentam o perigo de colisões com barcos e o emaranhamento em equipamentos de pesca”, frisou.

    Entretanto, nos últimos dias os voluntários começaram a devolver as tartarugas ao seu habitat natural, o mar. Segundos os meios de comunicação norte-americanos, mais de 2000 mil tartarugas já foram devolvidas ao mar. O sucesso desta operação também se deveu em muito a todos os contributos, como o que deu o famoso Elon Musk, ao doar gerador de calor para recuperar o aquecimento das piscinas onde os animais estavam.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Texas
  • Tartarugas
  • Frio
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 23
Está a chegar o Boogie Chicks'22 e com recorde mundial na mira
maio 23
Santa Cruz Kids 2022 fechou o Circuito Regional de Surf do Centro
maio 23
Ação de limpeza recolhe mais de 330 quilos de lixo na Praia da Vieira
maio 23
Cientistas de universidades portuguesas descobrem cinco novas espécies de animais marinhos
maio 23
Estudo diz que os golfinhos esfregam-se nos corais para cuidar da pele
maio 23
Circuito Nacional de SUP Race 2022 a caminho de Peniche
maio 23
Teresa Padrela segue para a ronda 3 em Antofagasta