Homepage
- Foi lançada uma campanha internacional que visa a sensibilização para este problema.
-
-
É um cenário nada animador aquele que paira sobre o arquipélago das Maldivas e os seus idílicos surf breaks, que são procurados por surfistas de todo o globo, que encontram aqui o destino ideal para surf trips de sonho.
Aproximadamente 20 surf breaks estão sob ameaça ou em alguns casos até já mesmo danificados devido ao rápido desenvolvimento costeiro que tem estado em marcha, nomeadamente através da construção de infraestruturas.
Dentro deste lote, estão as bem conhecidas ondas de Cokes e Chickens, no caso desta última a ameaça chegou através da construção de um paredão.
Atenta a este cenário, a organização não-governamental Save The Waves Coalition aliou-se às insatisfeitas comunidades de surf locais. Em conjunto, ambos lançaram uma campanha internacional (petição online) que visa aumentar a consciência para este problema.
A Save The Waves Coalition pede ao responsáveis políticos das Maldivas que travem a destruição dos surf breaks do arquipélago por causa dos interesses privados.
"Exigimos que as ondas sejam reconhecidas pelo seu valor biológico, social e económico. Pretendemos que as ondas sejam tidas em conta nos estudos de impacto ambiental dos projetos", diz a organização não-governamental, que reitera ainda que no caso dos surf breaks já danificados, estes devem ser restaurados à sua condição original.
A mesma organização alerta ainda que toda esta problemática prejudica a economia local do surf, seja através do funcionamento das escolas de surf, guias de surf ou barcos alugados. Como tal, solicita-se ao Governo que os surf breaks sejam parte integrante de uma futura estratégia de áreas marinhas protegidas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaSaves The Waves Coalition
-
FonteRedação
