Homepage
- Segundo o relatório divulgado, as três primeiras semanas de janeiro foram extremamente frias.
-
-
De acordo com a informação divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o último mês de janeiro foi seco e o quarto mais frio dos últimos 20 anos em Portugal Continental, tendo sido verificadas temperaturas inferiores ao normal.
Segundo os dados do último Boletim Climático de Portugal Continental, que está disponível no sítio de internet do IPMA, o mês de janeiro teve uma temperatura média do ar de 8,02 graus Celsius, - 0,79ºC em relação à temperatura normal entre 1971-2000 (valor mais baixo em 2006 com 7,65ºC).
O valor médio de temperatura máxima, 12,31ºC, foi o 4º mais baixo desde 2000 com um desvio de -0,78ºC em relação à temperatura normal (valor mais baixo em 2009 com 11,40ºC). Na temperatura mínima, o valor médio, 3,73ºC, também foi inferior à normal (- 0,81ºC).
O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 11 de janeiro em Miranda do Douro, distrito de Bragança (-8,7ºC) e o maior valor em Alcoutim, distrito de Faro, no dia 28 (22,4ºC).
Segundo o relatório divulgado, as três primeiras semanas de janeiro foram extremamente frias com valores da temperatura máxima e mínima do ar muito inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.
O IPMA precisa que este episódio de frio foi caracterizado pelo "seu carácter prolongado (três semanas), persistência de vários dias consecutivos com temperaturas negativas (mais de 10 dias consecutivos em 1/3 das estações), em particular nas regiões Norte e Centro".
As três primeiras semanas de janeiro foram igualmente caracterizadas pelo desconforto térmico associado às baixas temperaturas (em alguns dias potenciado pela intensidade do vento) e abrangência territorial.
Ao nível do território, o dia 9 de janeiro foi o dia mais frio neste período, com 2,98ºC de temperatura média, sendo de referir ainda os dias 5, 6 e 8, com valores médios de temperatura média inferiores a 4ºC.
A partir de dia 20, refere o IPMA, verificou-se uma subida de temperatura (para valores acima do normal) tendo terminado a situação de frio prolongado que se verificava em Portugal Continental.
No que diz respeito à precipitação em janeiro, o valor médio da quantidade, 90,8 milímetros, corresponde a 77% do valor normal 1971-2000. Importa ainda referir que até ao dia 20 não se verificou a ocorrência de precipitação em quase todo o território.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
