Homepage
- Tinha 78 anos e lutava há muito tempo contra a doença de Alzheimer...
-
-
O mundo do surf está de luto, fruto da notícia da partida de Ben Aipa. O lendário surfista e shaper havaiano partiu na passada sexta-feira, aos 78 anos, depois de uma longa batalha contra a doença de Alzheimer e de mais recentemente ter sofrido um AVC.
No ano passado, no mesmo dia em que o mundo do surf acordou chocado com a morte de Derek Ho, chegaram a circular notícias da morte de Aipa, embora os rumores tenham vindo a ser desmentidos posteriormente. Infelizmente, agora, a notícia é mesmo verdadeira.
Aipa teve um contributo riquíssimo para o surf profissional, quer através do shape, como pelo facto de ter sido treinador e mentor de algumas das maiores estrelas do surf moderno havaiano. Trabalhou de perto com nomes como Michael Ho, Buttons, Sunny Garcia, Brad Gerlach, Kalani Robb, Bethany Hamilton e Andy e Bruce Irons.
Apesar de ter sido uma promissor jogador de futebol americano na sua juventude, uma lesão no tornozelo acabou por guiá-lo até ao surf. Chegou a competir e a obter resultados de relevo, onde se inclui uma final do Duke Kahanamoku Classic, em Sunset Beach, no ano de 1965. Em 1968 e 1970 entrou mesmo no mundial de surf.
Por essa altura, Aipa já dava os primeiros passos no shape, pois foi ele que fez a prancha com que Fred Hemmings venceu o mundial de 1968, em Porto Rico. Dois anos mais tarde, em 1970, criou oficialmente a Aipa Surfboards, empresa que ainda funciona e que é dirigida pelos dois filhos. Foi um deles, Akila, que anunciou a morte de Ben Aipa nas redes sociais, através de um emotivo texto.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
Fotografiawsl
-
FonteRedação
