Homepage
- Com a ajuda de locais, a equipa de salvamento conseguiu devolver o animal à água, aproveitando o período de subida da maré.
-
-
Esta é uma história que aconteceu numa praia escocesa localizada nas ilhas Orkney, mais concretamente na Baía de Newark, perto de Tres Ness. Foi aí que uma orca de aproximadamente 3,5 metros foi encontrada encalhada na areia.
Uma situação que surpreendeu a British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), instituição responsável pelo resgate de animais marinhos no Reino Unido e que foi chamada ao local da ocorrência.
Isto porque os elementos da BDMLR, de acordo com o relato feito inicialmente, pensavam que tratava-se de um golfinho, o que não se veio a verificar quando chegaram ao destino.
Com a ajuda de locais, a equipa de salvamento conseguiu estabilizar e monitorizar o animal, que se encontrava em bom estado, e proceder a devolução do mesmo à água, aproveitando o período de subida da maré.
O resgate demorou cerca de uma hora, sendo que os elementos da BDLMR acreditam que a orca encontrada teria entre quatro a cinco anos de vida, tratando-se de um macho.
Após a devolução da orca ao seu habitat natural, o animal foi monitorizado durante uma hora. Os elementos da BDLMR constataram que a orca já não se encontrava nas proximidades do local onde ficou encalhada, pelo que existe a convição de que não venha a ser afectada por um novo encalhamento. Ainda assim, a BDLMR vai continuar a monitorizar a costa nos próximos dias.
Em comunicado oficial, a BDLMR sublinhou que é muito raro orcas ficarem encalhadas nestas latitudes, pelo que esta poderá ter sido a primeira missão do género realizada pela mesma entidade.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
