Homepage
- Está menos frio, mas o fim de semana será molhado, com algum vento e agitação marítima.
-
-
Este fim de semana, o penúltimo deste mês de janeiro, não será marcado por dias bem soalheiros e de céu azulão ao contrário do que sucedeu há uma semana atrás.
Está a chegar um fim de semana onde a chuva vai dizer presente, tal como já havia acontecido durante a semana, por força da passagem das depressões Gaetan e Hortense por Portugal Continental.
E como diz o povo não há duas sem três, pelo que Portugal Continental sentirá os efeitos de uma nova depressão, no caso a depressão Ignacio, nome atribuído pelo serviço meteorológico espanhol (AEMET).
A depressão Ignacio, a terceira a atingir o território continental no espaço de uma semana, deverá influenciar o estado do tempo neste sábado, dia 23 de janeiro, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.
Desta forma, "prevêem-se períodos de chuva, que serão por vezes fortes e persistentes no Minho e Douro litoral a partir da manhã, e em especial nas zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros durante a tarde".
Em termos de vento, amanhã irá intensificar-se, sendo em geral moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando durante a manhã forte (até 40 km/h) de sudoeste, com rajadas até 70 km/h no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 100 km/h, nas terras altas.
Para completar o ramalhete, a agitação marítima vai continuar forte no litoral oeste, sendo que toda a costa continental portuguesa vai estar debaixo de aviso amarelo. Esperam-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros e que diminuirão de tamanho durante a madrugada de domingo, dia 24 de janeiro.
Precisamente domingo, dia de eleições presidenciais, a previsão meteorológica indica novo dia com céu muito nublado. São esperados aguaceiros fracos, passando a períodos de chuva a partir da tarde, por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral a partir do final da tarde.
Quanto às temperaturas, os valores vão estar amenos se tivermos em conta a época do ano em que estamos. Amanhã, todos os distritos de Portugal Continental têm previsão de temperatura máxima superior a 10ºC. Lisboa vai ter 16ºC de máxima e o Porto 15ºC. Para domingo está prevista uma ligeira subida da temperatura mínima.
Passando para os arquipélagos, na Madeira o fim de semana será marcado por períodos de céu muito nublado, mas sem a aparição da chuva, enquanto nos Açores o céu cinzento terá a companhia de períodos de chuva, tanto no sábado como no domingo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
